RJ: Revolta popular na Vila Cruzeiro

A- A A+
Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

No fechamento desta edição de AND recebemos a informação de que, na noite do dia 13 de agosto, moradores da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, zona Norte do Rio, protagonizaram uma revolta contra a morte de Laércio Hilário da Luz Neto, 17 anos, e acusam policiais militares pela morte do jovem. Em justa rebelião popular, três ônibus foram incendiados e um carro da PM foi apedrejado.

Laércio estava desaparecido desde a noite do dia 12 e seu corpo foi encontrado na laje de uma residência na Rua 6. O jovem estava aprendendo a trabalhar como barbeiro e sua tia afirmou aos meios de comunicação que, mesmo ele não tendo envolvimento com o tráfico, constantemente era abordado por soldados da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). O coronel Frederico Caldas, comandante da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), foi a Vila Cruzeiro e disse desconhecer qualquer tipo de abordagem feita pela UPP contra a vítima.

Amigos da vítima ainda afirmaram que ele teria sido abordado um dia antes de falecer e seu pai disse que, meses antes, ele tinha recebido uma ‘dura’ truculenta.
Durante a manifestação, que teve início por volta das 21h, um ônibus foi incendiado na esquina das Ruas Maragogi com Aimoré, e outros dois na Rua Taperoá. O carro da polícia foi atacado na Praça São Lucas, bem próxima à base da UPP. A repressão utilizou balas de borracha, mas no início da madrugada foram ouvidos barulhos de tiros de munição real.

No dia seguinte, o policiamento foi reforçado na região. As duas UPPs da comunidade Vila Cruzeiro e da vizinha Parque Proletário foram inauguradas em agosto de 2012 e são responsáveis pelo patrulhamento de seis favelas.

Em plena indignação popular pelo desaparecimento do morador da Rocinha, o pedreiro Amarildo de Souza, o aparato policial do velho Estado comete outro (um dos inúmeros) crime contra a população pobre do Rio.

 

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait