A última trincheira

A- A A+
http://www.anovademocracia.com.br/124/09.jpgFoto: Gabriel Ivan

Nas vésperas de natal, os telejornais, redes sociais e rádios de todo o país divulgavam fotos, notas e matérias que associavam a morte de um dos caciques das aldeias Tenharim, conhecido como Ivan, ao desaparecimento de cinco pessoas, dos quais três foram registrados como desaparecidos.

O clima de tensão é evidente na cidade e nas proximidades. Assim que partimos de Porto Velho, Rondônia, e chegamos na travessia do Rio Madeira aguardamos sob ordens da Polícia Federal a passagem de um caminhão de grande porte, escoltado por um comboio de viaturas do Comando de Operações Táticas (COT) que, segundo informações, continha um radar de alta tecnologia infra-vermelho encaminhado para dar continuidade às buscas dos desaparecidos.

Ainda na travessia do rio a população que ali estava à espera de retornar a cidade no Sul do estado do Amazonas dialogava a respeito dos acontecimentos utilizando termos preconceituosos em um tom violento contra os índios.

No caminho para a primeira aldeia, já na BR-320-Transamazônica, nos deparamos com três famílias Pirahams que saíram de sua aldeia devido à cheia dos rios, e refugiaram-se a 100 m da estrada. Tendo em vista que esta etnia não possui informações dos atuais acontecimentos, os Pirahams estão sendo diretamente afetados, devido a ausência da FUNAI, SESAI e outros órgãos responsáveis. Estes Pirahams tiveram seu primeiro contato com os ‘homens brancos’ nos últimos cinco anos e possuem pouco domínio de outro idioma.

Durante o percurso da viagem feita na Transamazônica, paramos em quatro aldeias, respectivamente: Vila Nova, Marmelo, Bela Vista e Tracuá, todas com poucos suprimentos alimentares, remédios e outras necessidades básicas.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait