Debate discute o papel da imprensa popular e democrática

A- A A+

Na noite de 4 de setembro, o jornal A Nova Democracia realizou um debate com o tema ‘A crise brasileira e o papel da imprensa popular e democrática’ no auditório do Sindicato dos Jornalistas, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro.

http://www.anovademocracia.com.br/157/06a.jpg

O debate foi aberto com uma homenagem ao camponês Jader, falecido no último dia 1º de setembro, aos 88 anos. Ele foi um integrante da histórica Resistência de Cachoeirinha, no Norte de Minas Gerais, nos anos 60. Em seguida, uma representante do Sindicato dos Jornalistas parabenizou o trabalho do AND e demonstrou satisfação em ter nos cedido o espaço do auditório para a realização do evento.

Cerca de 50 companheiros e companheiras ativistas de movimentos populares do Rio de Janeiro participaram do debate, pautado na análise da situação política atual feita pelo professor Fausto Arruda, presidente do conselho editorial do AND.

Fausto destacou o caráter semicolonial do Estado brasileiro, responsável, segundo ele, por toda a situação de opressão e exploração sofrida pelo nosso povo. Destacou ainda, pela passagem do último 7 de setembro, que aquela data era vazia e não representava nada para a população, uma vez que o Brasil nunca chegou a ser um país independente.

Sobre o momento atual, o professor disse que os setores ligados ao Partido Único das classes dominantes procuram reduzir o embate da crise polarizando entre PT e PSDB. E sustentou que, sendo esta uma crise dentro do PU, a verdadeira contradição de hoje é entre o Partido Único da subjugação nacional e todas as suas siglas, por um lado, e o caminho da Revolução Democrática, por outro.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Um chamado para apoiar a imprensa do povo

O professor Fausto Arruda convocou todos os presentes a apoiarem de forma decidida o jornal A Nova Democracia, aumentar o número de assinaturas, a distribuição de exemplares entre cotistas, o número de bancas, de rodas de leitura e o incentivo aos comitês de apoio ao redor do Brasil a tomarem este exemplo do debate como algo a ser feito em escolas, universidades, sindicatos de luta, locais de trabalho etc. O AND, ao longo de seus 13 anos de existência, completados no último mês de agosto, tem enfrentado duras batalhas para se fortalecer enquanto um autêntico órgão da imprensa popular e democrática, e é exatamente com o apoio dos movimentos populares que este trabalho tem rendido seus frutos.

Após a conclusão de Fausto, a fala foi aberta aos presentes, que fizeram perguntas e deixaram registrado seu apoio ao AND. A redação de nosso jornal agradece ao Sindicato dos Jornalistas, ao fotógrafo Ellan Lustosa e à Mídia Independente Coletiva (MIC), que transmitiu o debate ao vivo nas redes sociais através do site TwitCasting.

Assine já!

Receba quinzenalmente a edição impressa
do Jornal A Nova Democracia no seu endereço
e fortaleça a imprensa popular e democrática.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja
Rafael Gomes Penelas

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait