PR: latifúndio e polícia militar executam camponeses

A- A A+

Na tarde de 7 de abril, famílias camponesas organizadas pelo MST no Acampamento Dom Tomas Balduíno, no município de Quedas do Iguaçu (PR), foram brutalmente atacados por policiais militares e capangas do latifúndio Araupel.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

No ataque covarde, foram assassinados os camponeses Vilmar Bordim, 44 anos, casado, pai de três filhos, e Leomar Bhorbak, 25, que tinha uma esposa grávida de nove meses. Vários camponeses foram feridos e dois outros foram detidos e liberados após prestarem depoimento.

O Acampamento Dom Tomas Balduíno foi constituído em maio de 2015 e lá vivem aproximadamente 1.500 famílias. Ele fica localizado no imóvel rural Rio das Cobras, terras griladas pelo latifúndio Araupel.

Em nota divulgada pela direção estadual do MST do Paraná, os camponeses denunciam que não houve confronto (ao contrário do que noticiou o monopólio de imprensa e a polícia) e sim uma emboscada armada pelos policiais quando cerca de 25 camponeses se deslocavam “de caminhonete e motocicleta, há 6 km do acampamento, dentro do perímetro da área decretada pública pela Justiça, quando foram surpreendidos pelos policiais e seguranças entrincheirados. Estes alvejaram o veículo onde se encontravam os Sem Terra, que para se proteger, correram mato adentro em direção ao acampamento, na tentativa de fugir dos disparos que não cessaram”.

Após o ataque ao acampamento, a PM instaurou um clima de terror no município, ocupou as ruas, cercou a delegacia e os hospitais de Quedas do Iguaçu e do município de Cascavel, para onde foram levados os feridos, e impediu qualquer contato das vítimas com os familiares, advogados e imprensa.

Em nota de solidariedade, a Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres (LCP) denuncia a versão oficial, indagando: “Desde quando se combate incêndio na mata com equipes da ROTAM fortemente armadas? Alguém já viu uma arma apagar fogo? Os camponeses que teriam atacado os policiais militares e seguranças da Araupel estariam armados, segundo a versão sórdida da PM, com uma pistola e uma arma longa calibre 12. Como é que é? Camponeses com uma pistola e uma arma longa teriam armado uma emboscada para policiais fortemente armados? Quem acredita? E mais, onde estão os policiais, pelo menos um, feridos nesta suposta emboscada? Porque dois camponeses estão mortos e outros 6 feridos a tiros!”.

Os dois camponeses assassinados foram baleados pelas costas, sinal claro de execução.

A nota da LCP ainda destaca as responsabilidades da gerência estadual de Beto Richa/PSDB e de sua Polícia Militar, que tratam como caso de polícia a luta pelo acesso a terra e de “bandidos” os que tomam parte nessa luta, como também a responsabilidade de Dilma/PT/pecedobê, a gerência federal que menos assentou famílias nas últimas décadas, no programa falido de “reforma agrária” dos consecutivos gerenciamentos federais.

No dia 09/04, ocorreram manifestações em Londrina e Quedas do Iguaçu. No primeiro município, cerca de 300 pessoas bloquearam por algumas horas um trecho da PR-170. Em Quedas do Iguaçu, mais de cinco mil pessoas se reuniram no Centro da cidade. Em ambas se protestou contra a violência policial e dos seguranças da Araupel, além de exigir a punição para os mandantes e executores do crime bárbaro contra os camponeses.

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait