USA: 50 anos da fundação do Partido dos Panteras Negras

A- A A+

Nota da Redação de AND: No dia 15 de outubro de 2016 se celebrou os 50 anos da fundação do Partido dos Panteras Negras, uma organização das massas populares negras, sobretudo jovens, surgida no seio da sociedade estadunidense nos anos de 1960 com o intuito de resistir contra as opressões racial e de classe praticadas pelo Estado imperialista do USA. Fundada por Huey Newton (1942-1989) e Bobby Seale (1936), dos guetos e periferias, jovens, mulheres e homens negros, acercados do marxismo-leninismo e do pensamento mao tsetung – como era conhecido o maoísmo, à época – como guia teórico para a ação, passaram a resistir com luta armada à feroz violência policial racista, travando a luta num terreno completamente militarizado e vigiado pelos serviços de espionagem ianques.

Devido à sua inserção nas massas e ações que desestabilizaram a velha ordem de opressão, a organização passou a ser alvo de infiltrações, espionagens e da sistemática violência do Estado, que após assassinar centenas de militantes e prender tantos outros, conseguiu desmontá-la.

Entre os militantes encarcerados, encontra-se o conhecido preso político Mumia Abu-Jamal, que está no chamado “corredor da morte” desde 1982 acusado injustamente de ter assassinado um policial da Filadélfia. Já aos 62 anos, com problemas de saúde e enfrentando as inúmeras adversidades do cárcere, Abu-Jamal escreveu esta carta pela passagem dos 50 anos da fundação do Partido dos Panteras Negras que publicamos a seguir.

http://anovademocracia.com.br/184/20.jpg
Membros do Partido dos Panteras Negras perfilados em formação militar

“Quando dois jovens universitários se reuniram em um escritório do programa anti-pobreza em Oakland, Califórnia, em meados de outubro de 1966, ninguém — nem sequer eles mesmos — sabiam o que iam alcançar.

Os jovens Huey P. Newton, de 24 anos, e Bobby G. Seale, de 29 anos, saíram do escritório com o denominado Programa de 10 Pontos, que através da organização que eles fundaram — Partido Pantera Negra – afetaria a nação e entraria nas crônicas da história.

O Partido teve impactos globais e deixou uma grande marca em toda uma geração da juventude negra, assim como na resistência de classe.

Porém, como sabemos, isto aconteceu 50 anos atrás, faz uma vida inteira.

Quem teria sabido que qualquer um de nós ainda estaria vivo hoje?

No entanto, cinco décadas depois, alguns de nós ficamos nas celas do sistema carcerário. Somos presos políticos em tudo, menos o nome, quer dizer, sem o reconhecimento do governo.

Não esqueçamos nossos irmãos, irmãs e companheiros guerreiros nas cadeias:

- Sundiata Acoli, camarada preso político libertado; Assata Shakur; e do guerreiro caído Zayd Malik Shakur, capturado em 2 de maio de 1973. Sundiata é um escritor muito produtivo.

- Delbert Orr Africa, integrante da agrupação dos Panteras em Chicago que depois se uniu a organização MOVE. Forma parte do grupo de homens e mulheres conhecidos como “os 9 de MOVE”, encarcerados depois de um enfrentamento com a polícia da Filadélfia em 8 de agosto de 1978.

- Russell “Maroon” Shoatz, integrante do Conselho de Unidade Negra, afiliado com o Partido Pantera Negra na Filadélfia. Um brilhante escritor, historiador e pensador.

Assine já!

Receba quinzenalmente a edição impressa
do Jornal A Nova Democracia no seu endereço
e fortaleça a imprensa popular e democrática.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja
Rafael Gomes Penelas

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait