147 anos de nascimento do Grande Lenin

A- A A+

Lenin havia nascido para a revolução. Foi realmente o gênio das explosões revolucionárias e o grande mestre da arte de dirigir as revoluções. Nunca se sentia tão a gosto, tão feliz como na época das comoções revolucionárias. Mas isto não quer dizer, de modo algum, que Lenin aprovava na mesma medida toda comoção revolucionária, nem tão pouco que se pronunciava sempre em qualquer circunstância a favor das explosões revolucionárias. De maneira alguma.

Quer dizer somente que nunca a perspicácia genial de Lenin se manifestava com tanta plenitude, com tanta precisão, como nos momentos de explosões revolucionárias. Nos dias de viragens revolucionárias florescia literalmente, adquiria o dom da dupla visão, adivinhava com antecipação o movimento das classes e os ziguezagues prováveis da revolução como se os lesse na palma da mão. Com razão se dizia no Partido: ‘Ilitch sabe nadar nas ondas da revolução como o peixe na água’.

(Lenin, a Águia das Montanhas, Josef Stalin, 28 de janeiro de 1924)

Neste mês de abril de 2017,completam-se 147 anos do nascimento de um dos maiores revolucionários da história, Vladimir Ilitch Ulianov, ou simplesmente Lenin, o principal dirigente da Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917 na Rússia.

Como nossos leitores e leitoras vêm acompanhando, desde o início do ano (edição 184), o AND vêm reproduzindo, quinzenalmente, por proposição do Núcleo de Estudos do Marxismo-leninismo-maoísmo, artigos produzidos em celebração aos 100 anos da Revolução Russa, e assim o fará até o final de 2017. Trata-se de um acontecimento que estremeceu todo o mundo e abriu uma Nova Era na história da Humanidade, a Era da Revolução Proletária Mundial. Tal façanha, realizada pelas massas operárias e camponesas russas, dirigidas pelo Partido Comunista (bolchevique), teve no Grande Lenin – nascido em 22 de abril de 1870 (9 de abril, segundo o antigo calendário em vigor na Rússia) na cidade de Simbirsk (atual Ulianovsk) – seu principal organizador.

Fundador do primeiro Estado socialista da história (a União Soviética), mestre da ciência marxista e inimigo implacável de todos os oportunistas, revisionistas e de toda a reação, Lenin dedicou cabalmente toda sua vida ao proletariado internacional, um coração que pulsou Revolução até sua última batida em janeiro de 1924.

Sua prática e sua vasta obra teórica, armas preciosas nas mãos das massas oprimidas, elevaram o marxismo a um novo patamar, o marxismo-leninismo. Ou seja, suas contribuições às fontes que constituem a ciência marxista (filosofia marxista, economia marxista e socialismo científico) são de aportes universais para a teoria guia de ação dos revolucionários de todo o mundo na sua luta contra a exploração do homem pelo homem, contra o imperialismo e pela Revolução Proletária Mundial.

Em 2010, quando dos 140 anos do nascimento do Grande Lenin, o AND publicou o artigo Um grande político e líder mundial de verdade (edição nº 64, abril de 2010), que abordou mais profundamente o significado de sua trajetória e obra. Recomendamos a leitura a todos e todas que querem conhecer um pouco mais sobre esse titã do proletariado.

Assine já!

Receba quinzenalmente a edição impressa
do Jornal A Nova Democracia no seu endereço
e fortaleça a imprensa popular e democrática.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja
Rafael Gomes Penelas

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait