RO: 48 camponeses presos em Cujubim

A- A A+

Uma megaoperação policial prendeu injustamente 48 camponeses, incluindo crianças e adolescentes, no município de Cujubim (RO) no dia 17 de julho. Até o fechamento desta edição, 39 camponeses permaneciam presos preventivamente em Ariquemes. A operação ocorreu na fazenda Paraíso a mando do comandante-geral da PM, Ênedy Dias de Araújo, e do gerente estadual Confúcio Moura/PMDB.

A operação do velho Estado foi uma retaliação à ocupação da fazenda Paraíso pelos camponeses, ocorrida no dia anterior às prisões. O pretenso proprietário deste latifúndio é José Genaro de Andrade, ex-secretário de finanças de Rondônia. A ação policial contou com a participação de oito viaturas e cerca de 40 policiais fortemente armados da Força Tática e do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PM, apoiados pelo helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas (NOA).

Os camponeses denunciaram que os policiais já chegaram na fazenda atirando e que agiram de forma agressiva, agredindo e intimidando as famílias. Informações enviadas à redação de AND revelam que os camponeses gravaram a ação violenta da PM, mas os seus celulares foram apreendidos pelos policiais.

O monopólio de imprensa realizou uma odiosa campanha de criminalização e difamação da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e de seus militantes, taxando-os de “bandidos” e “terroristas”, além de alegarem que a LCP teria atirado nos policiais.

Em nota, a LCP de Rondônia e Amazônia Ocidental desmentiu a versão policial veiculada pelo monopólio de imprensa, e denunciou que os camponeses foram atacados. Os fatos comprovam a denúncia da LCP: ausência de armas apreendidas pelos policiais, de viaturas marcadas com bala ou de imagens que mostrem os camponeses armados desmentem a versão “oficial”.

A alegação de que os camponeses estavam armados baseia-se unicamente no relato do empregado do latifundiário dono das terras, o gerente da fazenda Ilzemar de Araújo Silva, de 35 anos, já que nenhuma arma foi apreendida.

Assine já!

Receba quinzenalmente a edição impressa
do Jornal A Nova Democracia no seu endereço
e fortaleça a imprensa popular e democrática.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja
Rafael Gomes Penelas

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait