Celebrações dos 100 anos da Grande Revolução Socialista de Outubro

A- A A+

Como parte das celebrações realizadas em todo o mundo pela passagem do centenário da Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917 na Rússia, a Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP) realizou vigorosas atividades em diversas regiões do país, que contaram com a participação de operários, camponeses, estudantes, professores, organizações populares etc.

BH: Celebração lotou salão da Escola Popular, 09/11
BH: Celebração lotou salão da Escola Popular, 09/11

O Ato Político-Cultural em Celebração aos 100 Anos da Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917 na Rússia ocorrido no dia 9 de novembro, na Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves, em Belo Horizonte (MG), contou com a participação de cerca de 100 pessoas. Participaram do evento organizações democráticas e revolucionárias como o Movimento Feminino Popular (MFP), o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), a Liga Operária, a Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR), entre outras.

Na abertura da atividade, foi entoado, com muita vibração e a plenos pulmões pelos  homens e mulheres revolucionários, o hino do proletariado, A Internacional, e, em seguida, foi tocado o hino da União Soviética. As companheiras do MFP fizeram uma apresentação entoando o hino Lutadoras da Revolução e saudaram a grande companheira fundadora do MFP, Sandra Lima. Um estandarte com sua imagem foi erguido. Ao longo da atividade, foram lidos poemas de Maiakovski e Bertolt Brecht.

Ellan Lustosa/AND
Rio de Janeiro: centenas de pessoas celebraram o centenário da Revolução Bolchevique (foto: Ellan Lustosa/AND)
Rio de Janeiro: centenas de pessoas celebraram o centenário da Revolução Bolchevique

Antes da fala do representante da Frente Revolucionária, o microfone foi aberto ao companheiro Paulo Amaral, representante da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo), que, aos 76 anos, reafirmou a sua condição na luta. Logo em seguida, o companheiro representante da FRDDP fez uma esplêndida intervenção baseada no manifesto intitulado Viva o Luminoso Caminho de Outubro!

No Rio de Janeiro, o Ato Político-Cultural convocado pela FRDDP foi realizado em 10/11, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, no centro da cidade. Mais de 100 pessoas compareceram a vibrante  celebração que contou com a presença de várias organizações e entidades  democráticas, dentre elas o  MEPR, MFP, UV-LJR, Abrapo e o AND

Após a exposição cronológica sobre a Revolução Bolchevique e a fala de um representante da FRDDP, jovens militantes da UV-LRJ e do MEPR apresentaram respectivamente uma esquete teatral e um coro que entoou as canções revolucionárias Jovem Guarda e Fora o Poder.

Ellan Lustosa/AND
Norte de Minas: centenas de pessoas celebraram o centenário da Revolução Bolchevique
Norte de Minas: centenas de pessoas celebraram o centenário da Revolução Bolchevique

O centenário também foi celebrado em áreas revolucionárias da LCP, com a realização de Escolas Populares durante todo o mês de outubro, que apresentaram e debateram este extraordinário feito do proletariado russo e internacional.

No Norte de Minas, a celebração reuniu cerca de 100 pessoas no  Salão da Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Minas Gerais no dia 9 de novembro. Após a exposição da FRDDP sobre o significado histórico da Revolução Bolchevique e sua atualidade, foi exibido   um emocionante filme produzido pela Frente Revolucionária com imagens da época sobre os dias de outubro. Também músicas, hinos e poemas exaltaram a gloriosa data.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

No encerramento do evento, todos repetiram o Juramento da LCP de seguir lutando pela destruição do latifúndio, junto às imagens do presidente de honra das Ligas dos Camponeses Pobres, Alípio de Freitas, e dos Presidentes de Honra da LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia, Jader e Sula.

Em Rondônia, camponeses fizeram pichações, como uma registrada em Colorado D’Oeste em foto enviada à nossa redação com a inscrição Viva os 100 da Grande Revolução de Outubro!

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait