MG e RO: Camponeses celebram 100 anos da Grande Revolução de Outubro

A- A A+

Os camponeses de Minas Gerais e Rondônia celebraram, no dia 9 de novembro, o centenário da Grande Revolução Socialista de Outubro (GRSO).

Montes Claros, MG: celebração do centenário da Revolução Bolchevique mobiliza camponeses
Montes Claros, MG: celebração do centenário da Revolução Bolchevique mobiliza camponeses

Cerca de 100 ativistas, entre camponeses, operários, professores e estudantes, participaram do ato político-cultural organizado pela Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP) no salão da Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg) em Montes Claros, no norte do estado.

O significado histórico da GRSO para o proletariado e povos oprimidos e explorados de todo o mundo foi ressaltado na exposição da representante da FRDDP. A dirigente destacou os aportes de validez universal de Lenin à ideologia do proletariado, fazendo-a dar um salto de qualidade e transformar-se em marxismo-leninismo. Entre os aportes foram citados: a concepção sobre o partido como um partido de novo tipo, de vanguarda, voltado para fazer a revolução e não chafurdar no pântano parlamentar; a necessidade da violência revolucionária exercida pelo proletariado e massas populares armados e a importância do campesinato na Revolução Democrática ininterrupta ao socialismo.

Também foi ressaltado a atualidade da Revolução Bolchevique e de seu Luminoso Caminho de Outubro em meio à profunda crise geral do sistema imperialista, que ocorre por meio da Guerra Popular Prolongada, dirigida por um Partido Comunista militarizado, sob o manto e guia do marxismo-leninismo-maoismo levando em consideração as contribuições de validez universal do pensamento gonzalo.

O ato político-cultural contou com a participação da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), Movimento Feminino Popular (MFP), Liga Operária, Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), Comitê de Apoio à Luta pela terra e o Comitê de Apoio ao jornal A Nova Democracia.

O espaço da Fetaemg foi devidamente ornamentado para receber a atividade de celebração da GRSO. Estandartes com as fotos de Marx, Engels, Lenin, Stalin, Presidente Mao Tsetung e Presidente Gonzalo ocupavam toda uma parede do salão. Dois banners de mais de quatro metros que celebravam a Revolução de Outubro e o Levantamento Camponês de Naxalbari na Índia - cartazes produzidos pela FRDDP - ocupavam a frente do salão. As fotos de Alípio de Freitas, Sula e Jader - Presidentes de Honra da Liga dos LCP -, de Sandra Lima - grande dirigente comunista e uma das fundadoras do MFP - e de Cleomar Rodrigues - importante dirigente camponês da LCP assassinado em 2014 - também compuseram a ornamentação do espaço. 

Assine já!

Receba quinzenalmente a edição impressa
do Jornal A Nova Democracia no seu endereço
e fortaleça a imprensa popular e democrática.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja
Rafael Gomes Penelas

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait