RO: Tentativa de assassinato em Cacoal

A- A A+

O casal de indígenas Elisângela Dell-Armelina Suruí e Naraymi Suruí sofreu uma tentativa de assassinato quando regressava de moto para a sua casa na aldeia Paiter Suruí, na noite de 29 de novembro, no município de Cacoal (RO).

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Naraymi Suruí, de 34 anos, cacique da aldeia que integra a Terra Indígena Sete de Setembro, e sua companheira, de 38, foram abordados na Rodovia do Café, que dá acesso à aldeia, por dois homens em uma moto. Os homens pararam ao lado da moto do casal e efetuaram três disparos, mas Naraymi e Elisângela se esconderam atrás da moto e não se feriram no ataque. Os homens fugiram quando viram um veículo se aproximando.

No dia 23 de novembro, os paiter surui expulsaram homens que trabalhavam derrubando castanheiras a serviço de madeireiras locais na terra indígena dos suruí pater. Na saída, os homens afirmaram que iriam assassinar o cacique Naraymi Suruí.

Os indígenas organizaram a Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Indígena Paiter Suruí (Coopaiter) para gerar renda para a comunidade e coibir a invasão de madeireiras no seu território. A criação da Coopaiter, segundo os paiter suruí, dificulta a tentativa de invasores de retirarem madeiras da região com o apoio de indígenas da comunidade ao criar uma atividade que garanta a sobrevivência das famílias. Assim, a Coopaiter tem contrariado os interesses de madeireiras da região.

Elisângela Suruí recebeu no dia 30 de outubro deste ano o prêmio de Educadora do Ano na 20ª edição do Prêmio Educador Nota 10 pela produção de material didático de alfabetização de crianças na língua paiter suruí.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait