Celebrações dos 100 anos da Revolução Russa

A- A A+

Nas últimas edições de AND noticiamos as celebrações que ocorreram em todo o país pela passagem dos 100 anos da Grande Revolução de Outubro de 1917 na Rússia. Nesta edição, divulgaremos outras atividades que, desde então, foram realizadas no campo e na cidade.

Vigorosa celebração realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná
Vigorosa celebração realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná

No último dia 21 de novembro, o Comitê de Apoio ao AND de Foz do Iguaçu, no Paraná, organizou, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), uma vibrante celebração em honra ao centenário da Grande Revolução Socialista de Outubro. O evento teve início com a execução de A Internacional no acordeon do professor Sebastião Rodrigues. No auditório da universidade destacavam-se os numerosos cartazes e faixas com consignas da Revolução Russa.

Estudantes e professores de Laranjeiras do Sul, também no Paraná, organizados no Grupo de Pesquisa Questão Agrária e Juventude Rural, Educação, Trabalho e Cultura Camponesa, promoveram eventos em celebração ao centenário. As atividades envolveram estudos e debates em colégios estaduais, além de uma exposição de fotografias históricas da Revolução de 1917. Em 23 de novembro, ocorreu, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), um seminário intitulado 100 anos da Revolução Russa, educação, trabalho e cultura na perspectiva socialista. Na tarde de 02/12, na Área Revolucionária Jhone Santos, em Vilhena, Rondônia, professores da Escola Popular fizeram uma apresentação sobre o centenário. Participaram camponeses que participavam de uma assembleia conjunta da área Jhone Santos e de 3 lotes vizinhos, tomados e cortados por dezenas de famílias há mais de 2 anos.

Vigorosa celebração realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná

Já em 18 de novembro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), a celebração do centenário foi organizado pelo Movimento Feminino Popular (MFP). A atividade teve início com a apresentação do Hino da União Soviética e, em seguida, os participantes entoaram A Internacional. O ato político-cultural se dividiu em leitura e debate do texto da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP) intitulado Viva o Luminoso Caminho de Outubro.

tag:

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait