PE: Protestos contra ameaça de despejo em Lagoa dos Gatos

A- A A+

Os camponeses da Área Revolucionária José Ricardo realizaram uma série de manifestações contra um mandado de reintegração de posse expedido pelo judiciário. As famílias desta Área Revolucionária, localizada no município de Lagoa dos Gatos (PE) e organizada pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Nordeste, afirmaram que não pretendem abandonar as suas terras e resistirão a qualquer tentativa de despejo pelas forças policiais do velho Estado.

Banco de dados AND
Camponeses tomam as ruas de Lagoa dos Gatos, 09/02 (foto: Banco de dados AND)
Camponeses tomam as ruas de Lagoa dos Gatos, 09/02

Em protesto contra a ordem de despejo, cerca de 150 camponeses das Áreas Revolucionárias José Ricardo, Renato Nathan e do Acampamento da Fazenda Várzea Grande ocuparam as principais ruas do centro de Lagoa dos Gatos no dia 9 de fevereiro.

Os camponeses do Acampamento da Fazenda Várzea Grande, também organizados pela LCP do Nordeste, se deslocaram de Rio Largo, Alagoas, para prestar solidariedade aos seus companheiros de luta. As famílias desta acampamento foram removidas da fazenda Várzea Grande no dia 31 de janeiro deste ano, mas anunciaram que pretendem retomá-la.

Os manifestantes entoaram palavras de ordem contra o latifúndio e em defesa da Revolução Agrária, e ergueram  faixas com consignas como Riachão de Dentro é do Povo! e Viva a Revolução Agrária!.

A manifestação contou com o apoio de estudantes da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e moradores da região.

No dia 16 de fevereiro, cerca de 200 camponeses – organizados pela LCP do Nordeste – participaram de reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa dos Gatos, onde protestaram contra a emissão do mandado de reintegração de posse. Eles também denunciaram que a ordem de despejo foi expedida sem a comunicação das famílias que ocupam a fazenda Riachão de Dentro e sem o conhecimento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Após a intensa mobilização camponesa, o mandado de reintegração de posse expedido, exigindo a remoção das famílias que ocupam a fazenda Riachão de Dentro, foi suspenso por 90 dias pelo Ministério Público. A propriedade do latifúndio é reivindicada pelos filhos do já falecido “coronel” Cordeirinho – conhecido na região pela violência contra os camponeses –, entre eles o atual secretário de agricultura de Lagoa dos Gatos. O batalhão da Polícia Militar de Caruaru foi designado para realizar o despejo dos camponeses.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

“Os camponeses da Área Revolucionária José Ricardo não vão entregar suas terras e o trabalho de quase duas décadas. A terra pertence a quem nela vive e trabalha e não àqueles que querem apenas satisfazer sua sede de riquezas e ganância”, denunciou em nota a LCP do Nordeste.

Cerca de 80 famílias ocupam há mais de 15 anos a fazenda Riachão de Dentro - que se encontrava abandonada - enfrentando e resistindo à sete reintegrações de posse. Em 2009, os camponeses realizaram o Corte Popular, no qual cada família recebeu o seu lote de terra para nele viver, trabalhar e produzir.

As terras, antes improdutivas, deram lugar à plantações de aipim (macaxeira), alface, banana, batata, coentro, feijão, milho, e entre outros cultivos. Casas de alvenaria, casas de farinha, barragens e cisternas também foram construídas pelo trabalho das massas camponesas organizadas. A Área Revolucionária José Ricardo é uma das áreas camponesas mais produtivas do município e da região, contribuindo para o abastecimento da população local.

Nesse período, aqueles que ocuparam o cargo de superintendente regional do Incra se comprometeram a agilizar o processo de desapropriação da fazenda Riachão de Dentro e posteriormente distribuí-las entre as famílias. Mas até hoje nada foi feito.

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait