MG: Camponeses resistem a ataque de pistoleiros

A- A A+

Os camponeses que ocupam a fazenda Norte América foram atacados por pistoleiros, em Capitão Enéas, no Norte de Minas Gerais, na tarde de 8 de março. Como resultado do ataque, um camponês foi baleado e cinco foram agredidos fisicamente.

Banco de dados AND
Visão aérea da fazenda onde ocorreu o ataque, Norte de Minas
Visão aérea da fazenda onde ocorreu o ataque, Norte de Minas

Segundo relatos dos camponeses a veículos do monopólio de imprensa, cerca de 20 pistoleiros chegaram no acampamento em um caminhão-baú e logo após descerem do veículo começaram a efetuar disparos contra os camponeses. Dois deles foram baleados, sendo um na perna e o outro, coordenador da Frente Nacional de Luta no Campo e Cidade (FNL), Thiago Coimbra Silva, na região da cabeça e da perna. O estado de saúde de Thiago Silva é grave. Ele está respirando com a ajuda de aparelhos.

Além disso, cinco camponeses foram agredidos fisicamente pelos pistoleiros. Entre eles estão José Felizardo Cunha, de 76 anos, Maria Joana Soares Ferreira, de 59, e  dois adolescentes, um de 15 e o outro de 17, que foram agredidos com coronhadas na cabeça dentro de sua própria residência.

O ataque criminoso, de acordo com nota da Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres (LCPs) divulgada no portal de AND, foi “encomendado”, “premeditado” e contou com “a cobertura do Estado e do monopólio da imprensa”.

“São ridículas e mentirosas as manchetes do monopólio da imprensa para divulgar os fatos. ‘Troca de tiros’, G1; ‘Conflito Agrário’, Estado de Minas; ‘Conflito em Fazenda’, O Tempo; o que houve foi um ataque covarde, uma emboscada, com alvos premeditados, pistoleiros armados contra camponeses desarmados.”, denunciou o movimento.

A Comissão Nacional das LCPs prestou total apoio e solidariedade às famílias que ocupam a fazenda Nova América e o movimento que as organiza, a FNL.

Ainda no dia 8, na parte da noite, seis funcionários da fazenda Nova América foram presos pela Polícia Militar por possível participação no ataque contra os camponeses. Com os funcionários foram apreendidas uma garrucha de fabricação caseira, cápsulas deflagradas calibres 12, 20 e 38, um rádio transceptor, uma máscara preta e um distintivo da Polícia Civil. No dia seguinte, o advogado da fazenda, Robson Lima, também foi preso por suposto envolvimento no ataque.

A fazenda Norte América foi retomada no dia 18 de fevereiro por cerca de 120 camponeses, vinculados a Frente Nacional de Luta no Campo e Cidade. O latifúndio já havia sido ocupado em 2015 e em 16 de janeiro do ano passado sob a bandeira do MST.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

“No ano passado, em 2017, pistoleiros deste mesmo latifúndio foram presos armados, um seria de Minas e outro do Pará, quando atacaram integrantes do MST que então organizava a luta pela área. A FNL, junto com os mesmos camponeses que não aceitavam desvios no caminho da luta, encampou a retomada da terra. Esta luta se soma com a luta da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia pelas terras de Cachoeirinha.”, frisou a Comissão Nacional das LCPs.

Em 9 de abril do ano passado, três camponeses vinculados ao MST foram baleados por pistoleiros na fazenda Norte América quando se dirigiam para uma reunião que ocorreria no local com a administradora do latifúndio, a advogada Andréia Beatriz.

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait