Opiniões - 28

A- A A+

Nióbio — O maior inimigo do Brasil é o pseudo-brasileiro

Justiça seja feita, apesar da sua manifestação contrariar os reais interesses do Brasil no artigo, Nióbio e o besteirol nacionalista , publicado pelo jornal Folha de São Paulo em 10/01/06, o renomado físico da Unicamp, Rogério César de Cerqueira Leite, em outra oportunidade, como presidente da SBPC, os defendeu com unhas e dentes ao se posicionar contra algumas das cláusulas do famigerado Acordo de Salvaguardas Tecnológicas — Brasil/USA , assinado por Ronaldo Sardenberg em 18/04/00, que visava passar o controle do uso da base aeroespacial de Alcântara aos norte-americanos.

Porém, dessa feita, parece que o mestre não está jogando do nosso lado ao tentar, através da coluna Tendências/Debates, desqualificar o nióbio como metal altamente estratégico e de altíssimo valor comercial.

Entretanto, o jornal O Estado de São Paulo de 28/06/05, publicou:

"Delegação da Comissão Européia pode visitar o Brasil em breve para estudar alternativas de inclusão no projeto ITER.

O Brasil pode se envolver com o Projeto ITER — Reator Experimental Termonuclear Internacional. A participação brasileira seria graças à reserva de nióbio localizada em Minas Gerais ... a maior do mundo, ... . O metal, um poderoso condutor, será usado para construir molas -(bobinas)— gigantes e gerar um campo magnético para conduzir o processo de fusão nuclear dentro do reator. ...".

Com este magnífico feito o homem passará a dominar também o fogo termonuclear, aquele que ocorre no interior das estrelas pela fusão de átomos de hidrogênio a uma temperatura de 15 milhões de graus centígrados, gerando hélio e uma brutal quantidade de energia limpa, barata e inesgotável, pois, o trítio isótopo pesado do hidrogênio usado como combustível é abundante na face da Terra na forma de água pesada.

Assim, as usinas termonucleares limpas e muito mais seguras que as nucleares, geradoras de energia farta e barata se multiplicarão sem restrições pelo planeta exigindo milhares de toneladas de nióbio puro para manter o fogo solar aceso. (...)

Ronaldo Schlichting
Curitiba, PR


Música popular

Gostaria de saber se AND está ligado ao gênero da música popular (forró tradicional e pé de serra) porque estou concluindo uma monografia sobre o forró e encontrei no google este link. Se for, em breve pretendo fazer a assinatura do jornal.Grato,

Luzimar Pereira
Natal/RN
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Divulgação de AND

Prezados Senhores,

Passei a acessar vosso site, depois de ler vários artigos do Dr.Adriano Benayon que me foram enviados via e-mail.Nunca havia visto tantos e tão bons artigos sobre os grandes males que nos afrontam, nos roubam a pouca soberania que nos resta e vão tornando nossa vida cada vez mais pobre num inferno de insegurança, agravado ainda mais pelos crimes de lesa-pátria ora cometidos por membros do atual pseudo governo.AND necessita ser divulgada em todos os cantos do Brasil, principalmente nos centros acadêmicos e todas as organizações civis que lutem por ideais patrióticos!Coloco-me ao vosso dispor para encetar trabalho de divulgação do jornal. Atenciosamente,

Marcos Pinto Basto
São Vicente,SP


Aula brilhante

Companheiro jornalista e professor (Adriano Benayon): Acabo de assistir a sua aula no AND de novembro. A presença de seu artigo me colocou mais ainda a par dos desmandos no poder do partido que fundei com tanto carinho, amor e esperança nos fins do ano de 78. Aos 65 anos, morando num sitio em Macaé(RJ), auto-exilado da minhas atividades políticas por me sentir apunhalado pelo que se vê aí na atuação do PT, sua presença no jornal que gosto de ler e incentivar a leitura me diz que ainda tem alguma luz neste nebuloso mundo político eleitoral que nos é colocado pelas mídias. Vou à cidade, moro a uns 7 km de Macaé, distribuir exemplares da AND mais leve após sua brilhante aula no artigo que li.Abraços,

José Milbs de Lacerda Gama
Fundador do PT, ano 78, e entrando em nova fase ideológica na juventude de meus 66 anos


Artigos sobre o Iraque

Cara redação do AND , em primeiro lugar, gostaria de dizer que o AND tem sido uma grande fonte de reflexão sobre as questões sociais e nós agradecemos muito pela oportunidade que nos é dada. Em segundo, gostaria de parabenizar a escritora Yasmin Anukit pelos artigos exemplares sobre o Iraque, afirmando, ainda, que o seu livro, Da Mesopotâmia ao terceiro milênio, é, sem dúvida, uma obra-prima criada em nosso país e que deveria ser traduzido para outras línguas a fim de mostrar que no Brasil também se pode produzir uma grande contribuição para o mundo. Com meus sinceros cumprimentos,

Sara Munira
Rio de Janeiro
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Presídios torturantes

Ao saborear a exposição intelectual do ensaio Penitenciária e Estado Criminoso logo se conclui que a tortura física e moral imposta aos prisioneiros oriundos da miséria, integra o leque da ideologia terrorista do Estado elitista. (...)

As elites, responsáveis pelo grau de degradação moral e material da sociedade brasileira, querem se manter no Poder através do terror policial, do terror dos grupos de extermínio, dos presídios torturantes e pela manipulação da inverdade. Com temores de que esses excrementos fascistas sejam insuficientes para conter a rebelião das massas, esses construtores da desgraça social, aplaudem o cerco ao Brasil por insolentes bases ianques.(...)

Com os louvores e muita admiração de

Langstain Almeida
advogado
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Escola popular

Me interessei por um artigo de um professor de Matemática, Rômulo Radicchi, e gostaria de saber um pouco mais sobre seu trabalho. Sou estudante de pedagogia da Uerj e não tenho possibilidade de me relacionar com professores que ensinam através da prática do cotidiano de seus alunos. Portanto, se vocês puderem me fornecer o contato desse educador ou de alguma escola do Rio de Janeiro que trabalhe dessa maneira, ficaria muito grata.

Desde já, agradeço a atenção,

Flávia
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Botas ianques

Prezada redação do jornal AND ,

Assisti a uma entrevista da jornalista Rosana Bond na Educativa, onde ela falava do lançamento de seus livros e sobre alguns assuntos como o Aquífero Guarani.

Dei uma busca no Google e encontrei a matéria Botas ianques cada vez mais perto. Gostaria de mais informações sobre o assunto (informações confiáveis) e/ ou ter a oportunidade de conversar por e-mail com a Srª Bond.

Sou bióloga, recém formada, faço especialização em Análise Ambiental na UFPR, trabalho com biomonitoramento de ambientes aquáticos contaminados e alfabetização ecológica. Estou cada vez mais convencida sobre a importância do tema relatado pela jornalista. O que me impressiona, é que quase ninguém se deu conta da veracidade deste fato, e como isso tudo está relacionado às questões ambientais, sociais, políticas e econômicas...ou seja, é uma grande questão que envolve praticamente toda a população do Brasil e Paraguai, pelo menos.

Cordialmente

Juliana Tulio
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


AND em Curitiba

Olá, sou proprietário de uma loja de revistas, papelaria, etc. Gostaria de saber quem distribui AND em Curitiba para ajudar na comercialização deste belo editorial!

Atenciosamente,

Fabiano Galvão
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Movimento estudantil

Olá,

Meu nome é Taisa, sou aluna do curso de direito da PUC-MG. Estou fazendo um trabalho sobre movimento estudantil. Gostaria de saber se AND possui alguma sede em Belo-Horizonte para que eu possa entrar em contato, pois gostaria muito de realizar uma pequena entrevista com alguém que possa me falar a respeito do assunto.

Grata,

Taisa Rodrigues
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assine já!

Receba quinzenalmente a edição impressa
do Jornal A Nova Democracia no seu endereço
e fortaleça a imprensa popular e democrática.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja
Rafael Gomes Penelas

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait