15 anos do jornal A Nova Democracia: Vitória da imprensa popular e democrática!

A- A A+

Fotos: Ellan Lustosa / A Nova Democracia

A noite de 10 de agosto foi marcada por uma vigorosa celebração dos 15 anos do jornal A Nova Democracia, realizada na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro. O evento, que lotou o auditório do 7º andar com cerca de 200 pessoas, contou com a participação da juventude combatente, professores, moradores de favelas, trabalhadores, jovens e velhos militantes de organizações populares e revolucionárias, que saudaram o AND pelos seus 15 anos de resistência como órgão da imprensa popular e democrática.

A celebração começou às 17h30 com a exibição do filme Terra e Sangue – Bastidores do Massacre de Pau D’Arco, produzido pelo AND e com direção de Patrick Granja.

Em seguida, tiveram início as apresentações culturais da noite. Agitaram o público o cantor Sergival, que apresentou o forró com seu trio; a cantora Catarina Crystal; o grupo de teatro No Palco da Vida, do bairro de Olaria; o músico Scott Fraga, na gaita de fole; o cantor e compositor Tantinho da Mangueira, autor de diversos sambas famosos, inclusive com parceria de Cartola; os rappers Mano Rip e Rapper Operante; e o grupo de música popular Casa Norte.

Durante as quatro horas de atividade, o ambiente ficou repleto de companheirismo entre todos aqueles que, naquela noite de quinta-feira, celebraram mais uma importante vitória da imprensa popular e democrática do Brasil. Ao lado de fora do auditório, uma banquinha foi montada com bonés, camisas, canetas, cadernos de anotação e chaveiros com a logo do jornal A Nova Democracia, além de edições impressas do jornal, livros, doces, salgados etc.

Calorosas saudações

Após as primeiras apresentações, teve início uma mesa que contou com a participação do Diretor Geral de AND, Fausto Arruda, e dos membros do Conselho Editorial que estavam presentes, como José Ricardo Prieto, Mário Lúcio de Paula, Mateus Magioli, José Maria Galhasi de Oliveira e Hugo Souza. Fausto e Mário Lúcio fizeram o uso da palavra abordando a atual situação política e o papel que o jornal cumpre na luta de classes em nosso país, bem como fizeram uma abordagem sobre os 15 anos de luta do AND.

O microfone foi aberto para as saudações, que foram feitas de forma calorosa por representantes da Associação Brasileira de Imprensa, do Centro Brasileiro de Solidariedades aos Povos (Cebraspo), da Liga Operária, da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e da Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP). Também foi lida uma mensagem enviada pelo advogado do povo, Dr. Marino D’Icarahy. 

Homenagens

Durante as atrações culturais, foi feita uma homenagem ao companheiro Alípio de Freitas, português, veterano militante comunista, ex-preso político, fundador das Ligas Camponesas e membro do Conselho Editorial de AND falecido no último mês de junho. Foi lida uma carta da Redação do AND em homenagem a Alípio, que também era Presidente de Honra da Liga dos Camponeses Pobres. Em seguida, o músico Scott Fraga tocou, na sua gaita de fole, a canção Grândola, Vila Morena, do falecido cantor português Zeca Afonso, grande companheiro de Alípio.

Também foram homenageados José Moreira Chumbinho, primeiro diretor e formulador da Linha Editorial do jornal, falecido no último dia 19 de julho; e Helio Silva, veterano militante comunista, ex-preso político, membro do Cebraspo e grande apoiador do AND, falecido no último dia 23 de julho.

Nota: Na próxima edição impressa traremos mais informações e imagens da celebração dos 15 anos do AND!

Assine já!

Receba quinzenalmente a edição impressa
do Jornal A Nova Democracia no seu endereço
e fortaleça a imprensa popular e democrática.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja
Rafael Gomes Penelas

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait