Terça é marcada por protestos contra "reforma" da Previdência em todo o Brasil

A- A A+

Foto: Niterói (RJ) / Facebook.

A terça-feira, 5 de dezembro, está sendo marcada por protestos e mobilizações que vêm ocorrendo em pelo menos 25 estados brasileiros contra a "reforma" da Previdência e os demais ataques da gerência Temer/PMDB. Abaixo, compartilhamos com nossos leitores e leitoras relatos enviados até o momento por apoiadores que acompanham as mobilizações.

Em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, manifestantes se concentraram durante amanhã em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), na Avenida Marques do Paraná, de onde seguiram para a Praça Arariboia. O protesto contou com a participação de ativistas da Frente Internacionalista dos Sem Teto (Fist) e trabalhadores da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste momento, na parte da tarde desta terça, manifestantes preparam uma manifestação no Centro da capital fluminense.

Em Manaus, Amazonas, manifestantes fizeram um protesto na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, durante a manhã com um simbólico “Caixão do Temer”.

No estado do Sergipe, professores da rede estadual e bancários paralisaram. Na capital Aracaju, ônibus municipais também pararam e foram registrados protestos nas garagens. Além disso, manifestantes fecharam rodovias que dão acesso à capital.

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos. Manifestação na General Motors, em São José dos Campos (SP).

No Centro de Teresina, Piauí, centenas de pessoas se concentraram na Rua Areolino de Abreu e foram até a Avenida Frei Serafim. Rodoviários e operários da construção civil engrossaram o ato. Em Fortaleza, Ceará, os manifestantes se concentraram no bairro Benfica.

Em São Luiz, Maranhão, os protestos contaram com estudantes, sem-teto, camponeses e sindicalistas. No estado, professores da rede pública estadual, funcionários do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e do judiciário paralisaram os serviços. Uma manifestação bloqueou uma ponte que dá acesso à capital.

No Centro de João Pessoa, Paraíba, trabalhadores bloquearam a Rua Barão do Abiaí, em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também ocorreu manifestação em Campina Grande.

Na cidade de Macapá, capital do Amapá, centenas de trabalhadores se encontraram na Praça da Bandeira e foram até a Prefeitura Municipal.

Foto: Reinaldo Bernardi/Agência RBS. Porto Alegre (RS).

Na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, uma manifestação bloqueou vias do Centro durante a manhã., incluindo os acessos da Avenida da Legalidade ao Túnel da Conceição e da Avenida Mauá.

Em Florianópolis, Santa Catarina, servidores federais e estaduais fizeram uma manifestação no Aeroporto Hercílio Luz na parte da manhã.

Em Cubatão e Santos, no estado de São Paulo, operários realizaram mobilizações. Em Santos, mais de 10 protestos foram realizados nas portas de agências bancárias. Funcionários da General Motors atrasaram a entrada do serviço com manifestação na porta da fábrica em São José dos Campos. Protestos também foram registrados na entrada das empresas Revap e Panasonic.

Em Salvador, Bahia, manifestantes se reuniram em frente ao Shopping da Bahia. Eles fecharam uma das faixas da Avenida ACM, no sentido aeroporto.

Assine já!

Receba quinzenalmente a edição impressa
do Jornal A Nova Democracia no seu endereço
e fortaleça a imprensa popular e democrática.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja
Rafael Gomes Penelas

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait