AM: Luta por educação em São Gabriel da Cachoeira

A- A A+

Em evento realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para anúncio da construção do campus em São Gabriel da Cachoeira¹ , professores e estudantes da licenciatura indígena da universidade realizaram protesto denunciando o caráter antipovo da proposta apresentada pela universidade na manhã de quinta-feira 30/11.

Na ocasião, foi divulgada nota de repúdio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), onde declaram que “O motivo primeiro de nosso repúdio deve-se à contradição demonstrada na sua programação, uma vez que exclui por completo a já existente proposta de criação do Campus Universitário discutida há anos, pela própria UFAM, com a participação de professores, estudantes, diretores de escolas, lideranças indígenas, instituições governamentais e não governamentais (...)”. Foi destacado também durante o protesto o caráter entreguista da proposta.

Segundo o portal da universidade a proposta apresenta os seguintes temas, Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Regional Autossustentável (Pedras), Presença das Forças Armadas no Alto Rio Negro,entre outros. Ainda que acompanhado de termos como criação de emprego, desenvolvimento sustentável e populações indígenas, a proposta é de fato a tentativa de fornecer aos interesses imperialistas a logística necessária para a exploração da grande quantidade de riqueza mineral e da biodiversidade da região, assim como também manter zonas de controle militar para possíveis conflitos em área de fronteira.

Lembramos que a universidade já participa do convenio Amazonlog que apresenta a falaciosa justificativa de apoio humanitário na tríplice fronteira, mas que na verdade é controle militar do imperialismo americano sobre a região de grande importância econômica, militar e social.

¹ Cidade localizada à 852KM de Manaus, de importância estratégica para controle da fronteira e possuidora de grande riqueza mineral. 

Assine já!

Receba quinzenalmente a edição impressa
do Jornal A Nova Democracia no seu endereço
e fortaleça a imprensa popular e democrática.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja
Rafael Gomes Penelas

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait