Honduras: Fraude eleitoral deságua em rebelião

A- A A+

Foto: Univision

Em várias partes de Honduras houve violentos protestos e rebeliões contra a fraude eleitoral deflagrados após o pleito do dia 26 de novembro. As rebeliões foram reprimidas brutalmente. O saldo é já de 100 detidos, 20 feridos e cinco mortos até o fechamento da presente matéria (15/12).

A fraude produziu-se durante as eleições presidenciais ocorridas no dia 26/11, disputadas pelo atual presidente reacionário Juan Orlando Hernández, do Partido Nacional, e o oportunista Salvador Nasralla, da Aliança de Oposição.

No fim da apuração dos votos, que indicava a vitória do segundo por 6 pontos percentuais, o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) do país suspendeu a apuração faltando 5% das urnas. Oito dias depois, o resultado apontava a questionável vitória do seu adversário, o atual gerente Hernández.

Durante esses dias de incertezas irromperam inúmeras rebeliões. Em Tegucigalpa, um protesto durou várias horas, atravessando inclusive a madrugada, em frente ao local onde estavam guardadas as urnas. Os manifestantes enfrentaram a repressão policial e dos militares que utilizaram de tiros de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

Hernández é presidente do país desde 2014 e hoje postula a reeleição após tê-la autorizado sob seu próprio governo. Durante seu gerenciamento, promoveu uma absurda lei antiterrorista que impõe até 50 anos de prisão para manifestantes.

Seu partido vincula-se em várias ocasiões com o narcotráfico. O filho do ex-presidente Porfirio Lobo, do seu partido, está detido no Haiti por vinculação ao tráfico de drogas. Inclusive, um poderoso cartel narcotraficante confessou ter enviado mais de 500 mil dólares à campanha de Hernández, em troca de proteção.

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait