Reino Unido: Universidade realiza debate sobre os presos políticos da Índia

A- A A+

Esse ano ocorre o 50º aniversário da promulgação da Lei  fascista para a Prevenção de Atividades Ilícitas, elaborada em 1967.  Alunos da Universidade Aberta para Adultos de Londres realizaram em 18/12 uma assembleia pública para denunciar a perseguição política aos democratas e revolucionários na Índia, dando ênfase na perseguição contra o Professor GN Saibaba.

Saibaba, portador de cadeira de rodas em vista da aquisição de Poliomielite aos 5 anos de idade, é professor de Inglês na Universidade de Delhi, na Índia. Encarcerado e condenado a prisão perpétua pelo velho Estado da Índia, foi privado dos recursos essenciais a sua sobrevivência e também de tratamento médico, chegando a um estado deteriorável.

Em entrevista concedida a Anumeha Yadav, reproduzida em diversos sites e blogs internacionais Saibaba declara sobre o caráter político de sua prisão e da perseguição:

- Nos últimos 14 meses, eu vi mais claramente ainda como o Estado tornou-se centrado em segurança. O Estado deveria trabalhar para o povo, mas em vez disso, só está preocupado com a segurança dos poderosos. Eu fui tratado como uma ameaça à segurança porque o governo sentiu que minhas ideias sobre os recursos naturais, os direitos dos povos, não são propícias para o Estado e, portanto, eu deveria ser silenciado. Sou professor. Eu debato, eu escrevo, e por causa disto, o Estado se sente ameaçado.

Na prisão, eu me perguntava: Por que o governo tem medo de mim? Eu sou 90% paralisado. O Estado sabe que eu não posso fazer muito, mesmo com os maoistas. É impossível para mim. Mas eu penso, eu escrevo. Este Estado acha que uma pessoa que tem a coragem de se aproximar, ver e descrever a realidade é uma ameaça.

A entrevista completa pode ser visualizada aqui

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait