AM: Camponeses erguem barricada contra reintegração de posse

A- A A+

 PM tenta apagar as chamas de barricada que bloqueou acesso à comunidade em protesto pelo direito à terra.

Cerca de 180 famílias camponesas que ocupavam uma área localizada na rodovia AM 352 - que liga o município de Manacapuru a Novo Airão, no estado do Amazonas - resistiram a uma ação de reintegração de posse que beneficiou a empresa latifundiária Agropecuária Exata Ltda., citada na ação de fraude dos escândalos da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).

O despejo teve início dia 11 de janeiro com um ataque do Batalhão da Polícia Militar contra os camponeses, que responderam erguendo uma barricada de fogo e obstruindo a única ponte de acesso à área.

As famílias que vivem, trabalham e produzem há 15 anos na região haviam construído com muito suor mais de 80 casas, plantações, além de outras benfeitorias como sistema de abastecimento de água e luz. Tudo foi destruído no covarde ataque da polícia, respaldado pelo podre judiciário em prol do latifúndio.

A luta dos camponeses da Comunidade São Francisco pelo direito à terra se intensificou a partir de dezembro de 2017, quando uma vigorosa manifestação organizada pelos moradores obrigou as forças de repressão do velho Estado a suspender uma ação de despejo inicialmente programada para o dia 19 daquele mês.

Manifestação de camponeses impede reintegração de posse em dezembro de 2017

Jornalistas da rádio local que acompanharam a vil ação das forças policiais contra o povo trabalhador da região no dia 12/01 descreveram a situação que presenciaram:“Pais, mães, filhas e filhos pareciam não acreditar que tudo aquilo que foi construído a base de esforço, suor e economia estava sendo levado ao chão”

Os fatos comprovam cada vez mais que somente o caminho da luta camponesa combativa pode garantir ao povo a defesa e conquista dos seus direitos.

Conforme afirmou o professor Fausto Arruda em nossa edição de número 200: "Ao movimento camponês, que enfrentou a sabotagem da luta pela terra nos quase 14 anos de gerenciamento oportunista do PT/pecedobê e agora enfrenta a sanha devoradora de seu ex-aliado e sucessor, destinando as terras públicas ao latifúndio e implementando ações de despejo em massa, já passa da hora de transformar sua resistência defensiva contra a investida do latifúndio com seus capangas e dos órgãos de repressão do velho Estado burguês-latifundiário em resistência ativa em ondas para tomar todas as terras do latifúndio, potencializando a Revolução Agrária."

Escândalos da Sudam e a Exata

O nome da Agropecuária Exata Ltda. - beneficiária desse despejo que custou o lar de centenas de pessoas - é revelado em uma ação penal do Ministério Público do Amazonas que envolve o ex-governador e ex-prefeito Amazonino Mendes/PDT para apuração de fraudes no processo de aquisição do Frigorífico Santa Maria que teria recebido financiamento de R$ 33 milhões aprovado pela Sudam para a empresa Amazonas Ecopeixe S/A, em 1998.

Segundo informações apuradas pela Folha de São Paulo, a Ecopeixe - investigada como beneficiária no esquema de Geraldo Pinto da Silva, acusado de ser um dos maiores fraudadores da Sudam -  é controlada pela Agroindustrial Exata.

Além disso, a agropecuária Exata Ltda. é de propriedade de Otavio Raman - dono do Grupo Raman Neves de Comunicação (Jornal Amazonas em Tempo e TV em Tempo) -, atual sócio de Suheil na Construtora Exata, à qual Amazonino associou-se, em 1990, por meio de um contrato de mútuo (empréstimo).


LEIA TAMBÉM

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait