PE: Ameaça de despejo contra camponeses da Área Revolucionária José Ricardo

A- A A+

Repercutimos abaixo a denúncia de ameaça de despejo enviada à Redação de AND pela Liga dos Camponeses Pobres do Nordeste:

Há mais de 15 anos, cerca de 80 famílias ocuparam a Fazenda Riachão de Dentro, no município de Lagoa dos Gatos/PE. As terras estavam abandonadas e seu antigo proprietário, o Coronel Cordeirinho, era conhecido pelas atrocidades cometidas contra os camponeses da região. Sob a liderança de José Ricardo a fazenda foi ocupada e teve início a luta para permanecer na terra. Foram sete despejos, mas os camponeses permaneceram firmes e com combatividade.

Desde a realização do corte popular, em 2009, quando cada família recebeu sua parcela, toda a terra daquela fazenda se transformou em muitas roças e lavouras. Atualmente, os camponeses produzem macaxeira, milho, batata, banana, feijão e outros cultivos. Muitos camponeses construíram, com muito trabalho e esforço, casas de alvenaria nas quais vivem com seus filhos.  Jovens que hoje já estão casados e iniciam a construção de novas famílias, passaram grande parte de sua infância e adolescência naquelas terras.

Agora os camponeses souberam da existência de uma operação policial para o despejo das famílias e que foi encaminhada ao batalhão da Polícia Militar em Caruaru. Querem retirar destas famílias camponesas tudo que elas construíram, este é o anuncio de um crime que se for concretizado será de responsabilidade do Estado representado nas suas instituições como judiciário, a polícia e, principalmente, o INCRA. Há vários anos o INCRA, pelo qual passaram vários superintendentes, comprometeu-se a resolver o impasse para a desapropriação da fazenda.

Os camponeses da Área Revolucionária José Ricardo não vão entregar suas terras e o trabalho de quase duas décadas. A terra pertence a quem nela vive e trabalha e não aqueles que querem apenas satisfazer sua sede de riquezas e ganância.  

É dever de todos os democratas se solidarizar com a luta dos camponeses de Lagoa dos Gatos e impedir que este crime aconteça.

Terra para nela viver e trabalhar!

O Povo quer terra e não repressão!

LCP-NE – LIGA DOS CAMPONESES POBRES DO NORDESTE

Endereços


Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20.921-060
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait