SP: Chacina deixa quatro mortos em São Bernardo do Campo

A- A A+

Quatro jovens de idades entre 22 e 26 anos foram assassinados em uma lanchonete de São Bernardo do Campo na noite de 16 de abril. Uma das vítimas, Diego da Silva Macedo, 24, trabalhava no local e estava comemorando o seu aniversário.

O crime ocorreu por volta das 23h na Rua Edson de Queiroz, no limite com a cidade de Santo André. Além de Diego, Cássio de Almeida Santos, de 23 anos, Rafael Borges, de 26 anos, e Edivaldo da Lima Jr, de 23 anos também foram baleados e mortos.

Assim que a lanchonete fechou, dois homens chegaram em motos, discutiram com os jovens, atiraram e fugiram. As investigações indicam que se trata de execução: testemunhas contaram que as vítimas se ajoelharam e foram atingidas de costas.

A cidade de São Paulo e a região metropolitana registram números cada vez maiores de chacinas. Somente no ano passado, dez chacinas foram contabilizadas, com 39 mortos, representando um aumento de 66% em relação à 2016. Uma das causas mais comuns é a ação de grupos de extermínio formados por policiais militares, que despejam sobre o povo todo seu ódio reacionário.

De acordo com a doutora em sociologia e professora da Universidade Federal do ABC, Camila Nunes Dias, em entrevista concedida ao Agência Brasil, existe um padrão claro nas chacinas operadas por grupos de extermínio no estado de São Paulo que as diferem dos demais assassinatos. “A chegada de várias pessoas em uma ou mais motos ou em um ou mais carros, a utilização de capuz ou outras formas de esconder o rosto, a rendição das vítimas em alguns casos, colocando-as de costas para a parede, de joelhos ou atirando na cabeça, simplesmente.”, descreve.

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait