MG: PM despeja criminosamente camponeses em Vazante

A- A A+

Nota da Redação: Reproduzimos nota abaixo elaborada pelo Comitê de Apoio AND Norte de Minas, que denuncia o despejo dos camponeses que ocupavam a fazenda Veredinha, no município de Vazante, no noroeste de Minas Gerais, no dia 12 de abril.


Vazante/MG: PM de Fernando Pimentel/PT realiza mais uma reintegração de posse ilegal e criminosa

Comitê de Apoio AND Norte de Minas

No dia 12/04/2018 foi mais realizada mais uma reintegração de posse ilegal e covarde contra os camponeses que ocupavam a Fazenda Veredinha, no município de Vazante, noroeste de Minas Gerais. 64 famílias, cerca de 300 pessoas, organizadas pela FNL – Frente Nacional de Luta Campo e Cidade estavam desde o dia 20 de julho de 2017 no Acampamento José Beraldo. Dezenas de policiais participaram do despejo, junto ao latifundiário Jader Robinho acompanhado de pistoleiros. Os barracos dos camponeses foram completamente destruídos, muitos objetos pessoais e ferramentas ficaram irremediavelmente danificados, dezenas de hectares de lavouras (milho, feijão, abóbora, mandioca, hortaliças, etc.) foram devastadas por tratores e cerca de 200 frangos morreram no transporte.

Segundo denuncia a FNL, a reintegração de posse ocorreu de forma ilegal, sendo a decisão liminar tomada pela comarca local e não a Vara Agrária de MG como caberia, sem que os advogados do movimento pudessem recorrer e sem notificação prévia da parte do judiciário e do ministério público. A FNL denuncia ainda que as terras que compõe a fazenda são devolutas e foram griladas pelo latifundiário Jader Robinho. Para o movimento, este ataque é parte da articulação criminosa do latifundiário Jader Robinho com o judiciário local na pessoa do oficial de justiça Mucio da Silva Carneiro e o gerenciamento municipal de Jaques Acques Soares Guimarães/PSD. Lideranças da FNL afirmaram ao Comitê de Apoio ao AND do Norte de Minas que: “retomaremos a fazenda Veredinha e seguiremos lutando pelo direito a terra para quem nela trabalha!”.

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait