Mais de 300 mil caminhoneiros em greve em todo o país

A- A A+

Ato no Rio de Janeiro na segunda-feira (21), primeiro dia de protestos dos caminhoneiros. Tomaz Silva/Agência Brasil

Em protesto contra a alta no preço do diesel, a paralisação dos caminhoneiros, iniciada no dia 21 de maio, contou com a adesão de mais de 300 mil. A categoria bloqueou estradas por todo país.

Ao menos 24 estados registraram manifestações dois dias depois do início da greve. Durante o primeiro dia, 188 pontos sofreram paralisação no país: sete no norte, 38 no centro-oeste, 27 no nordeste, 55 no sul e 61 no sudeste, segundo dados da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA).

No dia 22, mais 100 mil aderiram à greve e realizaram manifestações em diversas cidades contra o aumento do preço do diesel, que têm tido altas consecutivas nas refinarias.

Cedendo às pressões, o preço da gasolina caiu 2,08% e o do diesel 1,54% e depois baixou mais 0,62%, para 2,0306 reais, e o do diesel caiu 1,14%, para 2,3083 reais (preços na refinaria). O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, anunciou que vai zerar a cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel, também reivindicação dos grevistas.  Os caminhoneiros argumentam que os cortes são insuficientes e não chegam integralmente aos postos de combustíveis.

Reivindicações

Os caminhoneiros exigem também mudanças na política de reajuste dos combustíveis da Petrobras, o que já foi descartado pelo presidente da estatal Pedro Parente. A nova política de reajustes, adotada pela Petrobras em julho do ano passado, determina que os valores dos combustíveis sofram alterações diárias que acompanhem a cotação internacional do petróleo e a variação do câmbio. Em pouco mais de seis meses, o preço dos combustíveis aumentou mais de 120 vezes, acumulando alta de cerca de 60%.

O preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor está acima da inflação acumulada no ano de 0,92%.

tag:

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait