PR: Apoiadores de AND fazem agitação entre caminhoneiros em Curitiba

A- A A+

No dia 26 de maio, companheiros e companheiras do Comitê de Apoio do jornal A Nova Democracia de Curitiba estudaram o editorial da edição nº 209 de AND, e após terminarem sua reunião, imediatamente foram às massas de caminhoneiros que estavam parados, fazendo agitação e propaganda do jornal, único com a linha justa e exatamente por este motivo, o único à ir aos caminhoneiros e escutar atentamente suas reivindicações.

Ao chegarem ao local da greve, havia uma intervenção de mais uma das "viúvas do regime militar". Uma pessoa fez um discurso ao molde integralista, falando em nome de "Deus, Pátria e Família" e chamou todos os caminhoneiros a se juntarem no grito pela intervenção militar. Todavia, a presença de tal posicionamento reacionário não afastou o comitê de lá. Pelo contrário, tal discurso reacionário foi utilizado como tema de discussão e debater com os manifestantes, que eram, em sua maioria, caminhoneiros autônomos.

Pouco a pouco, os caminhoneiros foram concordando com as posições do jornal A Nova Democracia, e rechaçando a intervenção militar. Ao final, com o acúmulo de simpatia que o Comitê de Apoio conquistou dos caminhoneiros, este decidiu-se por distribuir jornais antigos. Vários caminhoneiros e caminhoneiras, companheiras e companheiros simpatizantes, pediram o jornal, e vários disseram que estavam honrados com a presença dos companheiros do Comitê de Apoio. Palavras de ordem como “Viva a luta dos trabalhadores!”, “Viva a luta dos caminhoneiros!”, foram chamadas, e respondidas com firmeza e combatividade pelos companheiros e companheiras caminhoneiros e caminhoneiras.

Ao final, foi tirada uma foto com todos os caminhoneiros, e no meio, estava um deles segurando orgulhosamente o jornal da imprensa popular e democrática. Palavras de ordem foram puxadas por eles, e pelos companheiros do Comitê de Apoio, exaltando a luta dos caminhoneiros em particular, e do povo brasileiro em geral.

Por fim, após mais conversa com os manifestantes, o comitê se despediu dos companheiros e saiu de lá sob muitas e calorosas parabenizações e agradecimentos, cristalizando o caráter positivo que a atividade teve e o reconhecimento popular pela linha justa.

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537

Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

EXPEDIENTE

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda 
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond 
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait