Mais de 50 alunos de vários cursos se reuniram no dia 8 de abril na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para participar de um debate organizado pela Associação Brasileira de Advogados do Povo Gabriel Pimenta – Abrapo. O debate, chamado “Que mundo é esse?” e focado na situação política internacional, contou com intervenções do professor de Direito Internacional Raphael Carvalho de Vasconcelos e do jornal A Nova Democracia.
O representante de AND explicou as raízes econômicas da crise geral de decomposição do imperialismo e sua manifestação em forma de crise política e institucional da atual sociedade. O jornalista também levou dados sobre a decomposição da velha democracia, das pugnas entre as potências e superpotências imperialistas e do aumento da luta revolucionária no mundo.
O professor Raphael Carvalho pontuou como vivemos em um mundo em que o Direito Internacional não dá conta de mediar os conflitos, e que a letra jurídica é constantemente abandonada pelos provocadores das guerras. Ele pontuou ainda que é um momento de grande erosão da institucionalidade.
Política internacional: Estudantes se engajam no debate e na luta
Os estudantes tiveram participação ativa no debate, perguntando sobre o caráter imperialista da China atualmente, sobre o combate à extrema direita e sobre a falência das instituições.
Um militante do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) destacou que a crise do imperialismo agudiza, no Brasil, a contradição entre massas e latifúndio, e isso pode ser observado por meio dos recentes conflitos entre camponeses e indígenas contra as hordas de pistoleiros, policiais militares e demais reacionários a mando do latifúndio em diversas regiões do País.
O estudante também fez um chamado a todos os presentes a se somarem à Campanha Nacional em Defesa da Revolução Agrária que o MEPR e outras organizações estudantis democrático-revolucionárias vêm levando a cabo.