83 anos do Levante Popular Armado de 1935

83 anos do Levante Popular Armado de 1935

Revoltosos quando saíam presos do 3º Regimento de Infantaria da Praia Vermelha

23 de novembro de 1935 – Instaurou-se nesse dia o primeiro governo popular revolucionário da história do país por meio do Levante Popular Armado de 1935.

A sublevação dos soldados, cabos e sargentos do 21º Batalhão de Caçadores em Natal, no Rio Grande do Norte, foi a primeira de um conjunto de gloriosas revoltas que conformaram o levante, tudo sob a bandeira da Aliança de Nacional Libertadora (ANL) dirigida pelo Partido Comunista do Brasil (P.C.B).

As rebeliões conquistaram rapidamente o apoio das massas populares, que uniram-se aos rebelados durante os quatro dias do Levante. 

Após combates violentíssimos, os revolucionários são derrotados por insuficiências. Dentre elas, o fato de não ter mobilizado, organizado amplamente o campesinato (inclusive militarmente) subestimando sua força, e o fato de ter superestimado o apoio dos praças dentro das fileiras das Forças Armadas. Ao seu fim, praticamente toda a direção do P.C.B é presa, além de figuras históricas como os comunistas internacionalistas Arthur Ewert (nome de guerra: Harry Berger) e Olga Benário, que foram assassinados depois dos acontecimentos.

Segundo o Núcleo de Estudos do Marxismo-Leninismo-Maoismo, apesar da derrota, o Levante Popular Armado de 1935 contribuiu de maneira inestimável para a Revolução Brasileira, pois expressou, pela primeira vez na história do país, o verdadeiro caminho para a conquista do poder e libertação das massas populares: o abandono das ilusões constitucionais a luta armada revolucionária sob a direção do Partido Comunista.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: