No dia 06 de Setembro, ativistas do comitê de apoio do jornal A Nova Democracia realizaram panfletagem denunciando o aumento salarial dos vereadores e também brigada de vendas no centro da cidade. O panfleto continha uma notícia publicada recentemente no jornal A Nova Democracia, em se denunciava o aumento salarial dos vereadores da região.
No começo da tarde, os ativistas se organizavam na praça localizada no centro da cidade, duas crianças se aproximaram com certa curiosidade enquanto olhavam os jornais e uma delas exclamou “ei, me dá um jornal aí!”. Os membros do comitê de apoio doaram com entusiasmo alguns jornais às crianças do local, logo em seguida, os ativistas conversaram com um trabalhador da região, que revelou sua indignação com o aumento salarial dos vereadores.
Os ativistas prosseguiram por todo o centro da cidade panfletando e conversando com a população sobre os recentes aumentos salariais, muitas das vezes se deparavam com pessoas que não sabiam ler, sentavam ao lado delas e explicavam o conteúdo contido no panfleto; em determinada ocasião um senhor de idade afirmou que levaria o panfleto para ser lido coletivamente na aldeia. Ao longo da atividade foi recorrente a presença de crianças lendo os panfletos. Muitas pessoas rejeitavam o contato inicial com certa hostilidade, todavia, interessavam-se quando os ativistas diziam que não estavam ali para pedir votos, mas sim para denunciar a situação de aumento salarial dos vereadores. Algumas pessoas chegaram a pedir panfletos a mais para denunciarem o ocorrido a seus conhecidos. Diversas vezes a população expressou sua indignação com os políticos da região e com o período eleitoral.