Nota da Redação: Divulgamos importante denúncia enviada a redação de AND, que relata as ameaças de despejo contra indígenas do povo Huni Kuin no município de Plácido de Castro por parte do gerente municipal Gedeon Barros/PSDB em conluio com um latifundiário local.
Comunidade indígena grupo de Huni Kuin ameaçada
Parque Municipal da cidade de Plácido de Castro, estado do Acre
Fato gravíssimo está acontecendo no Parque Municipal da cidade de Plácido de Castro, estado do Acre, onde cerca de 30 índios, integrando por volta de sete famílias, do grupo de Huni Kuin, cujo Cacique é identificado por Mapu Huni Kuin, estão sendo vítimas de brigas políticas, com possíveis violações dos Direitos Humanos e desrespeitos as normas constitucionais vigentes, devido aos seguintes fatos:
Em 2014, a comunidade indígena ocupou o Parque Municipal da mencionada cidade, através de licença dada pelo prefeito local à época, com a finalidade de revitalizar e reflorestar o local, cujas terras estavam totalmente abandonadas. No ano de 2015, foi criado o Centro de Pesquisa de Cultura Huni Kuin e pesquisas medicinais Huwã Karu, desenvolvidas naquele espaço por aquela comunidade.
Em 2016, juntamente com a Universidade Federal do Acre, foi realizado uma atividade de reflorestamento, com 800 mudas de árvores da região. A comunidade que ocupa até a data atual o mencionado espaço, está desenvolvendo atividades de supra importância para a população local.
As mencionadas terras são de propriedade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde o atual prefeito da cidade de Plácido de Castro [Gedeon Sousa Barros/PSDB], Acre, em razão de questões políticas que envolve o prefeito anterior [Roney de Oliveira Firmino/PSB], está promovendo a desocupação da comunidade indígena daquela área, sem aparecer publicamente e está buscando a doação do terreno para a prefeitura local, sem nenhum fim social.
As famílias indígenas cultivam e desenvolvem atividades importantes para o sociedade local.
O atual Prefeito da cidade é Gedeon Souza Barros e está envolvendo o latifundiário vizinho, onde este está destruindo o reflorestamento realizado pela comunidade indígena e ameaçando o grupo.
Esses fatos precisam ser denunciados! Total apoio a comunidade indígena do grupo de Huni Kuin, da cidade de Plácido de Castro, no Acre.