AC: Moradores interditam BR 364 para exigir saneamento básico

AC: Moradores interditam BR 364 para exigir saneamento básico

Print Friendly, PDF & Email

Após muitas promessas por parte gerenciamento municipal serem frustradas, na manhã do dia 19/11 mais de 30 famílias da comunidade Variante, zona rural de Cruzeiro do Sul, interditaram a BR 364 que dá acesso à cidade. O bloqueio foi realizado com barricadas contra a precária estrutura de saneamento básico da comunidade. Houve a construção de um poço artesiano para abastecimento de água encanada, mas ele abastece apenas parte da comunidade.

Um dos moradores relatou que a situação já dura muito tempo e pouco tem sido feito pelo gerenciamento municipal para atender o direito da comunidade. “O que a gente quer é que eles cheguem aqui e digam se vão nos atender e quando vão fazer isso pra gente, porque estamos sofrendo e até agora ninguém da prefeitura apareceu para resolver essa situação.”, denunciou o morador D. Lima.

Como medida paliativa, a prefeitura contratou carros-pipa para abastecer a comunidade, contudo, essa medida já dura três anos e nada de efetivo foi encaminhado. Além disso, há muita demora no abastecimento, alguns moradores coletam até mesmo água da chuva para não ficar muito tempo sem acesso à mesma, contexto que pode promover a ocorrência de várias doenças, sendo as crianças as mais atingidas.

“A situação que estou passando, que é a mesma de todos que estão aqui, é que está com mais de 15 dias que não vem água e estamos todos com coisas sujas, porque não temos água para lavar. A água que cai do céu não podemos dizer que é saudável, e consumir uma água assim é arriscar a nossa vida.”, denuncia a moradora M. de Souza.

A rodovia federal foi liberada por volta das 10h após um representante da prefeitura se comprometer em atender a solicitação das famílias.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: