AC: Policiais torturam adolescente com barra de ferro

AC: Policiais torturam adolescente com barra de ferro

Nove policiais civis e um delegado são acusados de torturar e estuprar um jovem na Delegacia de Investigações Criminais (DIC) em Rio Branco. O caso ocorreu há 2 anos e a denúncia chegou ao judiciário em outubro passado.

De acordo com o Ministério Público, o delegado Karlesso Nespoli se omitiu em instaurar um procedimento para apurar o caso mesmo estando ciente da tortura. Segundo o depoimento da própria vítima, o delegado não só tinha conhecimento da operação, mas também atuou e coordenou as ações efetivamente. Os envolvidos se recusam a prestar depoimentos à imprensa.

 O caso

A vítima, na época do incidente com somente 17 anos, tinha sido levada de dentro de casa sem que houvesse ordem judicial ou situação de flagrante e emergência. Os policiais arrombaram a entrada e vasculharam o local, e em seguida levaram a vítima em viaturas descaracterizadas.

A vítima relatou ter sido mantida em cárcere privado e que, por meio de ameaças, o agrediram com uma barra de ferro e introduziram no ânus dele.

Eles também roubaram R$ 900 e uma televisão que pertenciam à proprietária da casa. Sendo que outros objetos levados foram apresentados como se estivessem sido achados em outros locais.

O adolescente foi liberado na Estrada do Panorama, no bairro São Francisco, duas horas após ser tirado de casa. A denúncia do MP-AC afirma que ele sofreu lesão corporal gravíssima com emprego de violência física.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: