AC: População interdita vias na capital e no interior do Acre para exigir melhorias!

AC: População interdita vias na capital e no interior do Acre para exigir melhorias!

Print Friendly, PDF & Email

Durante a manhã de 4 de setembro, os moradores do bairro Cobal, em Mâncio Lima (673 quilômetros de Rio Branco), realizaram um bloqueio total na estrada de acesso à cidade, reivindicando limpeza das ruas, o corte do matagal e melhores condições de saneamento básico.

Cerca de 25 famílias realizaram este ato combativo com barricadas, utilizando para montá-las galhos de árvores e pedaços de madeira. A rodovia BR-364 ficou cortada por mais de 3 horas. “Faz muito tempo que está desse jeito, não passa carro e é ruim para as nossas crianças. Queremos que seja feita a limpeza do mato e a recuperação das ruas que estão muito esburacadas”, disse um morador.

Cansados de promessas dos gerentes do velho Estado, os moradores só liberaram a via após o prefeito da cidade assinar uma carta com as reivindicações da população e garantir pessoalmente o início dos trabalhos de limpeza ainda no mesmo dia.

No mesmo horário, na zona rural de Rio Branco, capital do Acre, camponeses do ramal Boa Água interditaram totalmente a estrada do São Francisco com barricadas por cerca de 5 horas.

Os camponeses afirmam que após uma forte chuva o ramal ficou sem condições de uso até mesmo para veículos pesados. “O ramal não está dando acesso para escoamento da produção. Nosso Polo Quixadá é uma das bases produtivas que mantém nossa cidade com verduras, frutas, goma e outras produções. O problema se agrava durante o inverno”, relatou um camponês.

“Metade dos moradores trabalham na cidade e precisam do ônibus. Nosso medo é que no inverno piore. A chuva do verão já impossibilitou o tráfego, imagina no inverno. Já estamos sofrendo desde o inverno passado”, denunciou outro trabalhador.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: