Acampamento Planalto Serra Dourada comemora 3 anos: ‘Viva a Revolução Agrária!’, conclamam

Acampamento Planalto Serra Dourada comemora 3 anos: ‘Viva a Revolução Agrária!’, conclamam

Print Friendly, PDF & Email

Camponeses do município de Canaã dos Carajás no Pará comemoraram 3 anos do combativo Acampamento Planalto Serra Dourada, no dia 14 de junho. Hoje o acampamento possui 700 famílias com significativa produção agrícola e animal, de acordo com nota enviada à nossa redação por apoiadores da luta pela terra vinculados às Brigadas Populares – Pará.

O acampamento segue pujante ocupando a terra em combate direto contra o velho Estado burguês-latifundiário em geral e, em particular, contra a mineradora monopolista Vale S.A, um dos carros chefes do capitalismo burocrático em nosso país.

O acampamento foi diversas vezes ameaçado ou vítima de tentativas de despejo maquinado pela mineradora burocrática (outrora tida como “nacionalista”, ou ainda “nacional-desenvolvimentista”). Os camponeses estão acampados em mais uma das várias terras públicas cedidas à companhia. 

A última tentativa de despejo foi barrada quando os camponeses pararam a rodovia que dá acesso ao maior complexo minerador do Brasil, o S11D da Vale, em combativa manifestação.

O acampamento também tem atuado em solidariedade com a Liga dos Camponeses Pobres do Sul e Sudeste do Pará, em solidariedade às vítimas do latifúndio durante a Resistência de Pau D’Arco e pela união de camponeses, indígenas, quilombolas e atingidos pela mineração e barragens, pela conquista da terra e territórios.

A nota das Brigadas Populares – Pará finaliza convocando todos a apoiar a luta pela terra combativa. “Viva a Revolução Agrária!”, conclamam.

 

Camponeses celebram 3 anos com festa junina, em Acampamento

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: