Manifestantes na Alemanha exigem liberdade a todos os presos políticos encarcerados por lutar contra a ordem de opressão e exploração. Foto: Dem Volke Dienen.
No dia 18 de março, ações de solidariedade aos presos políticos internacionalmente foram realizadas tanto no Estados Unidos e na Alemanha por democratas e revolucionários. Na França e Alemanha, revolucionários também comemoraram os 150 anos da Comuna de Paris.
Em Austin (USA) os palestrantes fizeram apresentações sobre as pessoas que enfrentam a repressão do Estado reacionário devido a sua luta contra ele e os participantes do evento foram encorajados a apoiar os presos políticos dos Levantes de Maio [1], doando para as campanhas ou envolvendo-se em organizações de apoio aos prisioneiros.
O evento também enfatizou a necessidade de solidariedade internacional com os presos políticos. Um vídeo foi reproduzido cobrindo pessoas de todo o mundo que estão presas devido a suas convicções e ações políticas, incluindo o presidente Gonzalo, GN Saibaba e Georges Abdallah.
Na Alemanha, os revolucionários turcos destacaram particularmente a campanha em defesa pela liberdade da ativista e revolucionária turco Dra. Dilay Banu Büyükavcı. A ativista, que trabalhava como psiquiatra na alemanha desde 2004, foi acusada de ser membro do Partido Comunista da Turquia/Marxista-leninista (TKP/ML) no processo conhecido como “processo TKP/ML”, de criminalização do Estado imperialista alemão contra ativistas turcos.
Ativistas turcos exigem liberdade para Dra. Banu e os presos no “Processo do TKP/ML”. Foto: Dem Volke Dienen.
Dra. Banu na manifestação.
Em outro momento da atividade, também foram realizadas ações em memória e defesa do 150º aniversário da Comuna de Paris.
Comemoração da Comuna de Paris pelos ativistas na Alemanha. Foto: Dem Volke Dienen.
Ações de pichação e de penduramento de faixas em comemoração ao 150º aniversário da Comuna de Paris também foram realizadas na frança, em Lyon, pela organização Jovens Revolucionários (Jeunes Revolutionnaires).
Ações em comemoração à Comuna de Paris na França. Foto: Jeunes Revolutionnaires.
Na Áustria, Finlândia e DInamarca, ações em comemoração à Comuna também foram realizadas.
Os eventos históricos da data remetem a 1923, quando o Socorro Vermelho Internacional declarou o 18 de março como o Dia Internacional dos Presos Políticos. Esse dia foi escolhido porque foi nele que em 1871 que começaram as lutas sangrentas e decisivas da Comuna de Paris.