Afeganistão: Ianques perdem território, diz relatório

Afeganistão: Ianques perdem território, diz relatório

A Resistência Nacional afegã conquistou controle em mais distritos do Afeganistão, segundo relatório publicado pela Inspetoria Especial para a Reconstrução do Afeganistão (Sigar, sigla em inglês) em 24/10, referente aos meses de julho até setembro. A Sigar é responsável por supervisionar a invasão ianque e remete-se ao Congresso do USA.

Este foi o maior crescimento de influência da Resistência Nacional desde o primeiro relatório da Sigar, que remonta a dezembro de 2015. Pela terceira vez, no entanto, o USA escondeu o número de baixas sofridas pelas tropas semicoloniais afegãs, segundo apurou a News Week.

O relatório informa que os capituladores e os ianques perderam novamente territórios, controlando agora 56% dos 401 distritos do país, enquanto os grupos da Resistência Nacional controlam 13%. Ao menos 30% dos distritos estão sendo disputados e em conflagração.

“O controle do distrito e da população pelo governo afegão se deteriorou até o nível mais baixo desde que a Sigar começou a analisar dados de controle distrital em dezembro de 2015 e dados de controle de população em setembro de 2016”, diz o relatório.

O informe relata ainda que cerca de 3,7 milhões de afegãos vivem nas áreas sob controle da Resistência Nacional, um crescimento de 700 mil pessoas nos últimos seis meses. Outras 8 milhões vivem em áreas conflagradas.

Ao longo do ano de 2016, 6,7 mil membros das forças de repressão afegãs foram mortos e cerca de 12 mil foram feridos no ano mais mortal até então.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: