Nas últimas semanas, Comitês de Apoio realizaram brigadas de jornais e panfletagens em apoio a camponeses perseguidos e iniciaram a preparação para diversas atividades de celebração das Jornadas de 2013-2014. Desde a redação, saudamos os brigadistas de AND pelas diversas atividades empreendidas e incentivamos energicamente o empreendimento de novas brigadas, debates, exibições de filmes e demais atividades.
Anúncios de celebrações
Até o momento, eventos de celebrações das jornadas foram divulgados por parte dos comitês de Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. No dia 21 de junho, o Comitê de Apoio do DF realizará um cine debate com o filme Desde Junho, de Julia Mariano. O filme será exibido na Universidade de Brasília, no Centro Acadêmico de Geografia (CAGEA), no Instituto Central de Ciências – Ala Norte (ICC Norte), às 18h.
Uma celebração também ocorrerá na UFMG, em Belo Horizonta (MG), no dia 29/06, às 17h30. O evento ocorrerá no auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG.
Já no Mato Grosso do Sul, a celebração ocorrerá no dia 17/06, às 14h, na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Brigadistas levam imprensa popular às massas no PR
Em Maringá (PR), brigadistas do AND realizaram vendas de jornais em um Terminal Rodoviário. O evento ocorreu o final da tarde do dia 01/06, período de grande movimentação de trabalhadores na região. A atividade durou cerca de 1h30, durante a qual dezenas de edições foram vendidas. Os ativistas afirmam que, com essa brigada, o Comitê de Apoio de Maringá completou a venda de todos seus exemplares da edição n° 251.
Os ativistas usaram a edição como tribuna para propaganda das greves e tomadas de terras que ocorreram por todo o país, bem como palco de denúncia para o Novo Ensino Médio (NEM). Foi denunciado ainda a alta dos custos de vida e a vilania dos partidos eleitoreiros, que não tem interesse algum em solucionar os problemas das massas empobrecidas do país. Em demonstração de apoio, muitos trabalhadores pararam para conversar com os ativistas e, ao comprar o jornal, doaram valores acima do cobrado pela edição.
No RJ, Comitê monta banquinha em feira de bairro
No dia 20 de maio, o Comitê de Apoio do Rio de Janeiro realizou uma banquinha de vendas na feira da Livraria Belle Époque, no bairro Méier. Além de jornais, foram vendidos livros, DVDs e uma cesta de itens de produção camponesa. Os ativistas venderam livros da loja de AND e também imprimiram e venderam por conta própria edições do Nosso Caminho, cartilha de autoria do movimento camponês Liga dos Camponeses Pobres (LCP).