Mais de 200 mil moradores de Porto Alegre estão, desde o dia 20 de abril, completamente sem água. O abastecimento foi interrompido no domingo de páscoa por conta de reformas urgentes em uma das estações de bombeamento. Dos bairros afetados, estão as regiões mais pobres de Porto Alegre como os bairros periféricos Mário Quintana e Sarandi, este último tendo sido completamente submergido pela grande enchente de maio de 2024.
O estado não providenciou nenhuma alternativa à população pobre, sequer enviando caminhões pipas para as regiões periféricas com falta d’água, obrigando moradores a buscarem água em escassas fontes, muito longe de suas moradias.
O problema da falta da água, porém, não é novo, semanalmente, dezenas de bairros ficam sem abastecimento, principalmente por conta de problemas elétricos, se tornando cada vez mais constantes desde a privatização da antiga companhia estadual de energia elétrica. Além disto os problemas de abastecimento d’água ocorrem por todo o estado, o AND já denunciou os problemas de abastecimentos em Passo Fundo, no norte do estado, e cidades da região, além da água chegar às residências contaminadas. Na região metropolitana de Porto Alegre, o AND reuniu denúncias de moradores de Portão, que denunciaram a contaminação da água e constantes interrupções no abastecimento.