Os camponeses do Acampamento da Fazenda Várzea Grande denunciaram os crimes praticados por pistoleiros a serviço da Usina Utinga Leão em reunião com um major e um sargento da Polícia Militar que pertencem ao gerenciamento de crises e a advogada do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) ocorrida em Maceió (AL) no dia 25 de setembro.
Os trabalhadores denunciaram uma série de ataques e ameaças por parte de capangas da Usina Utinga Leão em conluio com a Polícia Militar do gerente estadual Renan Filho/PMDB. Os funcionários do Iteral afirmaram que irão apurar os fatos e se as denúncias forem comprovados, os responsáveis serão punidos.
AND divulgado em assembleia camponesa
Os companheiros do Comitê de Apoio de AND realizaram uma importante brigada de divulgação do jornal A Nova Democracia em assembleia camponesa no Acampamento da Fazenda Várzea Grande, situado no município de Rio Largo, no dia 24 de setembro.
Ao longo da assembleia 26 exemplares da edição 196 de AND foram comprados pelos camponeses como forma de apoiar e manter a existência da imprensa popular e democrática, que propagandeia a necessidade de uma Revolução de Nova Democracia em nosso país.
Na assembleia camponesa foi exibido o vídeo elaborado pelo AND com as denúncias enviadas pelos próprios camponeses que ocupam as terras da fazenda Várzea Grande. Os trabalhadores ficaram entusiasmados com o vídeo, que será um importante instrumento de denuncia perante a população da região.
Corte Popular anunciado
Como divulgado na edição 197 de AND, o Corte Popular foi iniciado pelos camponeses que ocupam a fazenda Várzea Grande. Desde a ocupação das terras abandonadas da Usina Utinga Leão no dia 27/08, sob a bandeira vermelha da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Nordeste, cresceu o número de famílias presentes no Acampamento da Fazenda Várzea Grande.
Em assembleia ocorrida no dia 17/09, os camponeses decidiram por unanimidade nomear as terras ocupadas de Área Revolucionária Rosalvo Augusto, uma homenagem a um militante da LCP que participou ativamente de tomadas de terras do latifúndio em vários estados.
Cobertura de AND sobre a luta camponesa em Rio Largo
Corte popular iniciado
Camponeses tomam terra em Rio Largo
Camponeses denunciam ataques do latifúndio