Camponeses barram reintegração de posse em União dos Palmares (AL)
No dia 29 de janeiro, as famílias que ocupam a fazenda Cachoeira Dantas, em União dos Palmares, Alagoas, suspenderam o cumprimento da reintegração de posse ao impedir a entrada da polícia na área tomada do latifúndio. Os camponeses, em ato de defesa de suas posses, destruíram uma ponte, ergueram uma barricada com troncos de árvores e cercaram com arame farpado um riacho que corta o local para barrar a entrada de homens do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e do Centro de Gerenciamento de Crises da PM.
A fazenda Cachoeira Dantas, de 280 hectares, pertencente pretensamente a Jaime Vergetti Siqueira Júnior, vem sendo disputa desde 2002 pelos camponeses, com tomadas e retomadas das terras e já apresenta produção de aipim (macaxeira), feijão e filho, comercializados na região, além de luz elétrica.
Em dos recentes capítulos desta luta, no dia 22 de janeiro deste ano, por determinação do juíz da 29ª Vara Cível de Maceió, Claudemiro Avelino de Souza, parte das famílias foram removidas e algumas das casas, de taipa, foram destruídas por uma retroescavadeira. A outra parte das famílias seguiu e segue ocupando, resistindo e produzindo nas terras tomadas do latifúndio.