Durante o mês de julho o artista plástico Alex Frechette, entrevistado na edição 144 do AND, apresenta A Alegria não é a prova dos nove (ou um arquipélago de singularidades) e Tempos de Guerra, duas exposições que refletem a situação dos refugiados da guerra da Ucrania. “Alex Frechette produziu uma série de pinturas de grande e média dimensões chamada ‘Marcas de Guerra’, trabalho que utiliza como base, imagens do corrente conflito bélico que ocorre em solo ucraniano. Nas telas são adicionadas palavras que apresentam um espaço publicitário aparentemente disponível: ‘sua marca aqui’ ou ‘your ad here’ são exibidos e por vezes substituídos por logotipos de bancos de imagens. ‘Como o conflito entre países é sempre uma oportunidade econômica de grande exploração, a exploração financeira das próprias imagens de guerra se mostra como mais uma dessas correntes especuladoras. As pinturas assim, insistem nesses vestígios que a guerra nos lega e reflete sobre as marcas psicológicas, físicas e comerciais que estão intrincadamente unidas’, diz o artista. São imagens de pessoas sendo auxiliadas por voluntários e famílias que foram obrigadas a imigrar. Uma parte desta série de pinturas será exposta na Casa França-Brasil dentro da exposição ‘A alegria não é a prova dos nove’ que reúne 9 exposições individuais com curadoria de Alexandre Sá. Outra parte da série será exposta na galeria de Artes da UFF que abriga a exposição ‘Tempos de Guerra’ e exibe um panorama da produção artística de Frechette. O título da exposição remete as pinturas ‘Marcas de Guerra’ aliando-a a outras séries anteriores do artista. O discurso dos Tempos de Guerra visa a união das dores das guerras internas brasileiras a das dores da guerra na Ucrânia, onde o horizonte desejado é a dignidade humana”, divulga a assessoria do artista.
Endereços: Exposição A Alegria não é a prova dos nove (ou um arquipélago de singularidades): Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, Rio de Janeiro, RJ (visitação até o próximo dia 30 de julho).
Exposição Tempos de Guerra: Galeria do Centro de Artes UFF. Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói, RJ (visitação até o próximo dia 31 de julho)
Alex Frechette (Tela da série Marcas de Guerra) / Foto: Divulgação do evento