Estudantes da Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins, realizaram um vigoroso protesto no dia 12 de outubro reivindicando a recomposição orçamentária de seus auxílios. O protesto é continuação de manifestações que ocorrem desde a última semana, em denúncia aos absurdos cortes orçamentários dos diversos auxílios de seu campus. Segundo os manifestantes, esses cortes ampliaram massivamente a evasão de sua unidade e comprometeram todo o funcionamento da universidade.
Antes da manifestação, o reitor da UFAM, Sylvio Puga, solicitou uma conversa emergencial com os estudantes a fim de evitar uma manifestação. Sobre a conversa, os estudantes denunciam: “Durante a reunião de hoje ele recorreu, disse que não tinha dito nada. Fez com que a direção do ICSEZ, tivesse passado informação falsa, sendo que a mesma mostrou documentos e tudo, emitido por ele.”. Os estudantes afirmam ainda que: “A todo momento, ele tentou e pediu para que não prosseguíssemos com tal ato, porém como eu disse, a gente cansou do descanso, precisamos que ele veja que também temos voz e poder.”
As desculpas esfarrapadas do reitor não foram capazes de desmobilizar os estudantes, que seguiram para sua manifestação onde denunciaram publicamente os sucessivos cortes e as debilidades das universidades nos interiores do estado do Amazonas.
Sobre o protesto, um dirigente do Centro Acadêmico de Administração afirmou: “Os discentes do ICSEZ não se mobilizam somente pelo auxílio acadêmico, mas também pela reestruturação da UFAM, buscamos uma melhoria amparada na equidade. Cansamos de ver a capital tendo tudo, e os interiores sem nada.”