AM: Estudantes da Ufam protestam contra cortes em Parintins

Estudantes da Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins, realizaram um vigoroso protesto no dia 12/10reivindicando a recomposição orçamentária de seus auxílios.
Estudantes exigem recomposição dos auxílios. Foto: Banco de Dados AND

AM: Estudantes da Ufam protestam contra cortes em Parintins

Estudantes da Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins, realizaram um vigoroso protesto no dia 12/10reivindicando a recomposição orçamentária de seus auxílios.

Estudantes da Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins, realizaram um vigoroso protesto no dia 12 de outubro reivindicando a recomposição orçamentária de seus auxílios. O protesto é continuação de manifestações que ocorrem desde a última semana, em denúncia aos absurdos cortes orçamentários dos diversos auxílios de seu campus. Segundo os manifestantes, esses cortes ampliaram massivamente a evasão de sua unidade e comprometeram todo o funcionamento da universidade.

Antes da manifestação, o reitor da UFAM, Sylvio Puga, solicitou uma conversa emergencial com os estudantes a fim de evitar uma manifestação. Sobre a conversa, os estudantes denunciam: “Durante a reunião de hoje ele recorreu, disse que não tinha dito  nada. Fez com que a direção do ICSEZ, tivesse passado informação falsa, sendo que a mesma mostrou documentos e tudo, emitido por ele.”. Os estudantes afirmam ainda que: “A todo momento, ele tentou e pediu para que não prosseguíssemos com tal ato, porém como eu disse, a gente cansou do descanso, precisamos que ele veja que também temos voz e poder.”

As desculpas esfarrapadas do reitor não foram capazes de desmobilizar os estudantes, que seguiram para sua manifestação onde denunciaram publicamente os sucessivos cortes e as debilidades das universidades nos interiores do estado do Amazonas.

Sobre o protesto, um dirigente do Centro Acadêmico de Administração afirmou: “Os discentes do ICSEZ não se mobilizam somente pelo auxílio acadêmico, mas também pela reestruturação da UFAM, buscamos uma melhoria amparada na equidade. Cansamos de ver a capital tendo tudo, e os interiores sem nada.”

Estudantes protestam em campus Paritins. Foto: Banco de Dados AND
Estudante realiza fala em assembleia estudantil. Foto: Banco de Dados AND
Estudantes durante assembleia estudantil. Foto: Banco de Dados AND
Estudante estende cartaz durante protesto. Foto: Banco de Dados AND
Estudantes durante assembleia estudantil. Foto: Banco de Dados AND
Estudantes erguem cartazes durante manifestação. Foto: Banco de Dados AND
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: