No dia 17 de agosto, estudantes de três universidades e cinco campi no estado do Amazonas se levantaram em uma panfletagem simultânea dentro das universidades onde denunciaram o Novo Ensino Médio (NEM) enquanto um projeto criminoso que visa destruir o ensino científico nas escolas e universidades.
As panfletagens aconteceram nos campi da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) das cidades de Manaus, Paritins e Humaitá, além da Universidade do Estado do Amazonas (Escola Normal Superior, em Manaus) e no campus Manas – Centro do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). A atividade unificada foi coordenada pela Frente Contra o “Novo Ensino Médio” de Manaus e contou com a participação de estudantes de Parintins e Humaitá. Com essas mobilizações, os estudantes pretendem dar um salto na mobilização estudantil da capital e do interior na luta contra o Novo Ensino Médio.
A atividade buscou denunciar os efeitos da reforma sobretudo para os graduandos dos cursos de licenciaturas, que sofrerão de grave precarização do trabalho ou até mesmo desemprego com a medida.