AM: Estudantes protestam contra precarização da Universidade do Estado

AM: Estudantes protestam contra precarização da Universidade do Estado

Estudantes de diversos cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizaram um ato em frente à reitoria no dia 19 de fevereiro. Com cartazes e palavras de ordem, os estudantes interditaram parcialmente a avenida Djalma Batista, uma das principais vias de Manaus, exigindo a contratação de professores. Algumas disciplinas estão sem professores há cerca de 5 anos.

Ainda de acordo com os estudantes, diversos concursos públicos já foram realizados, porém nenhum dos aprovados foram convocados. Sem professores, diversos alunos estão impedido de concluir seus  cursos.

A estudante Hellyzabeth Barros denuncia que a falta de professores acaba prejudicando os estudantes. “A falta de professores na nossa unidade é inadmissível. Segundo nossos professores de geografia, que vêm aqui para saber como está esse processo, o processo de contratação não saiu daqui da UEA. É inadmissível uma universidade que quer aumentar os polos no interior não cuidar do básico”.

“O curso de geografia tá passando por um certo problema que é a falta de professores, esse problema vem se arrastando há mais de 5 anos, sou da turma de 2017 e desde quando entrei não temos férias, só promessas e só promessas. Estamos com 8 disciplinas sem professor e isso está atrapalhando e possivelmente minha turma não vai formar”, critica também o estudante João Matheus.

Estudantes protestam com cartazes em frente a reitoria da universidade: Foto: Redes Sociais

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: