No dia 19 de setembro, estudantes da Escola Estadual Karla Patricia Barros de Azevedo, no bairro do Tarumã, realizaram uma manifestação em frente a escola exigindo melhorias de estrutura, em especial, nos ares-condicionados, em momentos que a capital amazonense bate recordes de aumento de temperatura.
O presidente do grêmio estudantil, o estudante Uriel Moreno, em entrevista ao portal Radar Amazônico, afirmou que: “O calor na escola é muito forte. Aqui tem muitos alunos de baixa renda e precisamos estudar. Se a gente não estudar, não temos futuro. Estou aqui para representar cada aluno e queremos sim uma melhoria para cada aluno. Queremos ar-condicionado novo, um bebedouro digno para beber e estamos aqui para reivindicar nossos direitos como estudantes.”
A líder comunitária da região, Suzy Santos, também se juntou à manifestação, afirmando que: “Na verdade, o problema da escola vem se estendendo há vários anos. Ano passado, todos os alunos se sacrificaram para estudar até os sábados com a promessa de que teria reforma. Isso não aconteceu! Esse assunto do ar-condicionado não é de agora, há muito tempo está sem ar-condicionado, sem merenda e esquecida pelo governador. Está uma calamidade e isso é uma vermelha. O ar-condicionado não funciona e os alunos passam mal”.
O caso ocorreu em meio a uma nova onda de calor na capital amazonense. No dia 17/09, apenas dois dias antes da manifestação dos estudantes, a cidade atingiu temperaturas de 38,4°C, somando-se a fumaça que já assola a região, funções básicas como trabalho e estudo ficaram completamente prejudicadas.
Importante relembrar que o problema, tal como afirmou a líder comunitária, não é novo. No mesmo período do ano de 2023, no auge do verão amazônico, onde a cidade chegou a marcar temperaturas de 39°C, viralizaram-se cenas de estudantes tendo que levar ventiladores de suas casas para as salas de aula.
O constante descaso com as estruturas das escolas em Manaus, reflete o cenário caótico que a educação vive na região, incluindo a falta de professores, merenda escolar, etc.