A Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab) prepara uma operação de expulsão de vendedores ambulantes do Centro de Manaus.
Segundo a Subsempab, a operação será realizada nos próximos dias. O objetivo é expulsar a vasta massa de vendedores ambulantes que trabalham na Avenida Epaminondas, Centro.
O secretário da pasta, Fabio Albuquerque, afirmou ainda que a expulsão – que qualificou de megaoperação – contará com a presença de outros órgãos de repressão ao ambulante e é prevista para o mês de agosto de 2017.
“Não os considero vendedores, mas invasores”, acusou Fabio, que afirmou ainda não garantir a “realocação” dos vendedores ambulantes para outras regiões da cidade.
A megaoperação ocorrerá sob a gestão do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto. Arthur é amplamente conhecido por ter agredido vendedores ambulantes na sua gestão nos anos de 1989 a 1992. Ainda pesa sobre ele a reputação de ter instaurado um clima de terror contra os ambulantes no Centro da cidade.
Essas medidas antipovo do prefeito Arthur é parte de uma ampla e permanente campanha de expulsão dos vendedores.
Um protesto fora realizado já contra as expulsões, no mês de maio. Na ocasião (dia 8), os vendedores fecharam a pista do Terminal de Ônibus 2 (T2) na Zona Sul após serem expulsos do próprio terminal.
O número de vendedores ambulantes e de massas semiproletárias que tentam ganhar a vida aumentou muito em Manaus, que sofre de profundo desemprego, inflação e desvalorização do salário.
Prejuizo causado aos vendedores. Foto de operação realizada em julho 2016/Internet