No primeiro dia sete deste ano, a comunidade indígena Sateré-Mawé protestou contra a nomeação do ex-vereador Onaildo Gomes Conceição para comandar a Secretaria Municipal Extraordinária para Assuntos Indígenas do Povo Sateré-Mawé (Semeai), no município de Barreirinha. A decisão foi tomada pelo novo prefeito reacionário Darian Taveira (União) sem consultar os indígenas sobre a nomeação.
Conforme denúncia da presidente da Associação de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, Ilca Sateré: “Cadê a consulta aos povos indígenas? Cadê a consulta aos tuxauas? Não teve consulta nenhuma. Ele (prefeito) está achando que nenhum indígena é capaz (de assumir a secretaria), mas o indígena é capaz.”
Numa nota de repúdio divulgada pela mesma associação, é dito: “A nomeação negligencia a importância da representatividade legítima na condução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e à preservação da cultura Sateré-Mawé. Excluir lideranças indígenas da gestão dos interesses da etnia representa não apenas um desrespeito à cultura e tradições do povo indígena, mas também um retrocesso inaceitável no avanço de políticas afirmativas.”
As lideranças indígenas exigem uma representação digna por parte de outro indígena. O vereador não reeleito esteve na sede da Semeai durante a manifestação, mas fugiu na primeira oportunidade.