AM: Mais de dois mil manifestantes exigem justiça pelo assassinato de jovem por PM

AM: Mais de dois mil manifestantes exigem justiça pelo assassinato de jovem por PM

Mais de 2,5 mil pessoas participaram de ato em memória de Sharley Sales Mendes Fermin Junior no último dia 1º de agosto. O jovem de 18 anos foi assassinado por um cabo da Polícia Militar (PM) do Amazonas na madrugada do dia 28 de julho, no município de Jutaí, a 749 quilômetros da capital do estado, Manaus. Carregando faixas e cartazes, os manifestantes exigiam justiça aos assassinos fardados.

A aglomeração teve início por volta das 16h30 e seguiu em passeata pelas principais ruas da cidade até o local onde o jovem caiu baleado. Posteriormente, os manifestantes se encaminharam à praça do João e concluíram a programação na praça do Seringueiro.

De acordo com informações do site A Crítica, um dos primos da vítima, Cícero Junior, contou que a manifestação foi organizada por familiares e tinha como objetivo chamar a atenção da sociedade e das “autoridades” ao crime cometido no interior do Amazonas.

A família ainda não sabe o motivo pelo qual o policial militar assassinou Sharley. “Não entendemos o que aconteceu, pois esse PM estava apenas há quatro dias em Jutaí. Todos na cidade o conheciam, apesar de pouca idade, Sharley era muito trabalhador. Verificamos todas as imagens do fato, mas não há nada que anteceda o fato que justifique a ação do policial. Estamos indignados com essa barbaridade”, conta Cícero.

O policial acusado já respondeu por inquérito militar que apurou desvios de conduta e abuso de autoridade, cometidos pelo PM e um parceiro, contra um comerciante de Manaus, durante uma abordagem em 2014. Atualmente, o PM está preso preventivamente no município de Tefé.

Foto: Reprodução / A Crítica

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: