AM: Manifestação em Manaus escancara farsa eleitoral e promessas não cumpridas

Em manifestação, moradores denunciam que promessa da prefeitura de resolver o saneamento básico e outras questões de infraestrutura não foram cumpridas.
Mais da metade da população vive sem o adequado serviço de esgotamento sanitário, o que evidencia a necessidade de medidas urgentes para reverter esse cenário. Foto: Reprodução

AM: Manifestação em Manaus escancara farsa eleitoral e promessas não cumpridas

Em manifestação, moradores denunciam que promessa da prefeitura de resolver o saneamento básico e outras questões de infraestrutura não foram cumpridas.

No dia 23 de agosto, manifestantes rechaçaram o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), durante um protesto no viaduto localizado na avenida Boulevard Álvaro Maia, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Os manifestantes denunciaram, em pleno período de eleições, que o prefeito não cumpriu as promessas feitas em 2020.

Os moradores exigem que a prefeitura resolva a situação precária da infraestrutura no bairro. De acordo com os manifestantes, com a água represada, o alagamento das residências e comércios é quase inevitável, principalmente no Beco Ayrão. Outra demanda dos moradores é a solução dos problemas do asfalto danificado e ruas esburacadas.

A manifestação contou com a presença de mais de 30 moradores. Eles foram às ruas com cartazes estampados com suas exigências e, em demonstração de combatividade, bloquearam parte do viaduto da Avenida Boulevard Álvaro Maia com pneus em chamas.

Enquanto protestavam, também gritaram: Prefeito, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!, em rechaço qa Almeida.

Segundo a dona de casa Miriam Bonfim, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) fez uma obra, mas não foi concluída. As péssimas condições de infraestrutura e falta de saneamento básico estão desse jeito há mais de 20 anos, mas nenhum prefeito nunca resolveu, conforme relatado pelos moradores.

Em 2022, no mesmo local, eles realizaram uma manifestação pelas mesmas exigências. De acordo com os comunitários, a fina camada de asfalto, em determinado trecho do beco Ayrão, aliada à rede de drenagem danificada, pode resultar em acidente, caso o pavimento ceda.

Falsas Promessas

David Almeida é ótimo em se vangloriar por seus supostos trabalhos em melhorar a infraestrutura da cidade, mas as manifestações populares deixam claro que as afirmações se tratam de mentiras e bravataria.

Um levantamento realizado em 2023 revelou que Manaus está entre as 20 piores cidades do Brasil em termos de saneamento básico, ocupando a terceira posição do ranking.

Em quatro anos, o prefeito reacionário teve a oportunidade de amenizar a situação da cidade e não conseguiu. Agora, promete que vai ampliar o saneamento básico em até 10% em apenas um ano.

Mais da metade da população vive sem o adequado serviço de esgotamento sanitário, o que evidencia a necessidade de medidas urgentes para reverter esse cenário. 

A população, em termos nacionais, exige por melhores condições de vida e, com certeza, nenhum politiqueiro da velha ordem pode resolver as suas demandas. Quem entende as verdadeiras necessidades do povo é o próprio povo.

Por isso, por todo o Brasil tem crescido as ações campanhas de rechaço à farsa eleitoral e pelo boicote, na forma de manifestações como a de Manaus ou na formação de grupos como o primeiro Comitê de Boicote à Farsa Eleitoral de 2024, fundado no Rio de Janeiro no dia 31 de agosto.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: