AM: Professores indígenas protestam por pagamento de salários

AM: Professores indígenas protestam por pagamento de salários

Cerca de 500 professores temporários da educação indígena de São Gabriel da Cachoeira, localizado na tríplice fronteira distante cerca de 800 quilômetros de Manaus realizaram um ato exigindo o pagamento de salários e demais direitos trabalhistas, além da realização de concurso para professores indígenas. O protesto ocorreu no dia 7 de fevereiro. O município conta atualmente com uma das maiores concentrações de nações indígenas do país, de acordo até mesmo com o IBGE. Após o ato os indígenas decidiram ir com cartazes e gritando palavras de ordem para a prefeitura cobrar explicações, mas o prefeito não os recebeu. Os trabalhadores decidiram então realizar uma passeata até a casa do prefeito para exigir seus direitos e, chegando ao local, o gerente municipal informou que só irá pagar os salários no dia 15, não dando previsão sobre os demais direitos.

Um dos integrantes da Fundação das Organizações Indígenas do Rio Negro, Edson Baré, denunciou que a falta de pagamento está impactando muitos trabalhadores e deixando-os em graves dificuldades financeiras para o sustento de suas famílias. Além disso, Edson exige um concurso diferenciado que respeite a variedade linguística das nações indígenas.

“O contrato de muitos professores terminou ano passado e ele não pagou a rescisão. Alguns nem receberam o 13º salário e estão passando necessidade. Os professores aqui trabalham com uma cultura indígena. A maioria das pessoas vive num ambiente predominantemente indígena, então o concurso precisa ser diferenciado, focando em línguas nativas, justamente para que se conheça essas características.”, afirmou Edson.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: