Ativistas finlandeses realizam manifestação em apoio à Liga dos Camponeses Pobres em Tampere. Foto: https://uusibrasilia.wordpress.com/
A solidariedade com a luta popular no Brasil tem se aprofundado cada vez mais com a criação de comitês, coletivos e portais informativos sobre a questão em todo o mundo. Eles repercutem o rechaço do povo brasileiro ao governo militar e genocida de Bolsonaro e generais e divulgam as lutas travadas pelo povo brasileiro, dentre essas, a luta da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) pela Revolução Agrária.
Mais recentemente, ativistas finlandeses realizaram manifestações em apoio à LCP. Eles também criaram um sítio para divulgar atividades de solidariedade realizadas no seu país em apoio à luta popular e revolucionária no Brasil. Ele pode ser acessado no seguinte link: https://uusibrasilia.wordpress.com/. Nesse portal, os ativistas repercutem as mais recentes notícias da luta camponesa e divulgam outras informações sobre a luta popular no Brasil.
A organização francesa Comitê Novo Brasil também realiza ações em apoio à LCP. Os ativistas franceses traduzem textos e matérias sobre a luta popular revolucionária no Brasil. Eles convocaram uma manifestação ocorrida na embaixada brasileira em Lyon, em que cartazes defendendo a LCP foram colados nas paredes da embaixada. Na ocasião, ativistas distribuíram panfletos pelo local, e jogaram tinta vermelha representando o sangue dos camponeses pobres derramado. Conta também com um site, o https://comitenouveaubresil.wordpress.com/.
No Estados Unidos (USA), o Comitê de Apoio à Luta Popular no Brasil foi criado em maio de 2020. Entre as atividades realizadas pelos ativistas estão escolas populares e eventos culturais realizados com o objetivo de informar os estadunidenses sobre as lutas do povo no Brasil e para reunir apoio em torno da luta pela Nova Democracia no nosso país. Os ativistas também celebram, por ocasião das datas das lutas e dos acontecimentos ocorridos no Brasil, a vida dos heróis do povo brasileiro, compartilhando as suas histórias para que outros possam se inspirar em seu exemplo e se juntar às ações de solidariedade. Os ativistas também traduzem artigos brasileiros e distribuíram literatura para manter o povo estadunidense atualizado sobre a situação em desenvolvimento no Brasil. O site do comitê é https://cspsbrazil.com/.
O site austríaco “Iniciativa Solidária Brasileira” https://brasiliensolidaritaet.wordpress.com/ foi criado em abril de 2021. Nele constam traduções de declarações sobre e da Liga dos Camponeses Pobres e textos autorais dos ativistas, como o Grilagem de Terras no Brasil: Financiada por Grandes Empresas da UE!.